quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Educação brasileira continua como uma das piores do mundo


BRASIL

(Imagem: Axios | Reprodução)

Números preocupantes para o futuro. Mais uma vez, o Brasil ficou nas posições mais baixas do Pisa, a principal prova internacional para avaliação de estudantes.

Alunos de 15 anos de 81 países foram testados em três áreas: matemática, leitura e ciência. Comparando com o pré-pandemia, caímos nas três.

  • Matemática: A maior queda, com -5 pontos, indo de 384 pontos em 2018 para 379 pontos;

  • Leitura: Foram -2,5 pontos, fechando a pontuação em 410;

  • Ciências: Queda da 0,6 ponto, terminando com 403.

Os resultados também mostram que 7 em cada 10 estudantes brasileiros têm um desempenho em matemática abaixo do considerado básico.

55% estão com conhecimento abaixo do esperado em ciências e 50% em leitura. Já no desempenho acima da média, o país não passou dos 2%.

Nós e o mundo 🌎📝

Mesmo com a piora, o Brasil conseguiu subir de duas a seis posições no ranking graças a quedas ainda maiores dos outros países.

As nações da OCDE — “clube dos ricos” — foram as mais prejudicadas com o fechamento de escolas na pandemia. Enquanto isso, países da Ásia seguem liderando o ranking, com. Singapura, China, Japão e Coreia do Sul.

Anos de estabilidade… O Brasil está, em média, na 60ª posição do Pisa, perto de Jamaica, Montenegro e Argentina. Pelo menos desde 2009, não temos uma melhora considerável nos índices.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário