sábado, 2 de dezembro de 2023

Energia das rochas está alimentando servidores do Google

NEGÓCIOS

(Imagem: Google | Reprodução)

Pela primeira vez na história, uma BIG TECH está usando energia que vem do solo para alimentar os seus data centersCalma que a gente explica melhor…

A energia geotérmica é aquela gerada pelo calor das rochas produzido dentro da Terra. Como ele é constante, a energia é 100% renovável e livre de qualquer tipo de emissão de carbono.

Esses primeiros servidores alimentados pela geotérmica ficam em Nevada, nos EUA, e são responsáveis por armazenar milhões de dados de usuários do Google.

  • A companhia fez uma parceria com a startup de energia Fervo em 2021, e desde então trabalha para expandir a capacidade de energia gerada.

Por enquanto, as perfurações geram 3.5 megawatts — como referência, 1 megawatt = 750 casas. A construção de um outro projeto prevê a geração de 400 MW até 2028, em Utah.

Por que isso importa? As BIG TECHs são responsáveis por mais de 50 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Logo… A chegada de uma alternativa limpa é um marco na indústria.

Looking forward: A meta do Google é zerar as emissões de carbono em todas as suas operações até 2030. Já a previsão global é de que as geotérmicas respondam por 3,5% da eletricidade no mundo até 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário