As teleaulas da rede estadual de ensino chegarão aos rincões de Minas. Estudantes de pelo menos 110 municípios mineiros, muitos deles localizados a 700 ou 800 quilômetros de Belo Horizonte, passarão a ter acesso, por meio da TV Assembleia, ao conteúdo pedagógico disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), assinou, nesta segunda-feira (15/6), um termo de cooperação com o Governo do Estado para que a emissora de TV do Legislativo passe a retransmitir as teleaulas que, atualmente, são veiculadas pela Rede Minas.
Dentre as localidades que serão beneficiadas, há cerca de 80 municípios onde não há sinal da Rede Minas, portanto, a TV Assembleia passará a suprir esta lacuna, ampliando significativamente o acesso de crianças e adolescentes da rede pública estadual ao conteúdo de ensino, com mais de 200 mil estudantes beneficiados.
O convênio foi assinado pelo presidente Agostinho Patrus em reunião remota da qual também participaram o governador Romeu Zema, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, e o presidente da Rede Minas, Sérgio Rodrigo Reis. Deputados estaduais puderam acompanhar a solenidade por videoconferência.
“É uma parceria que rompe distâncias. A TV Assembleia levará aprendizado a alunos de cidades localizadas a centenas de quilômetros da capital. São estudantes das mais variadas regiões, como Jequitinhonha, Mucuri, Norte, Triângulo, Zona da Mata, Central, Oeste, Noroeste, Sul, Alto Paranaíba, enfim, de todo o Estado”, destacou Agostinho Patrus.
Ainda segundo avaliação do presidente da ALMG, esta é uma importante medida a ser adotada em tempos de quarentena. “É uma iniciativa que beneficiará milhares de pessoas. Nós não medimos esforços para mobilizar recursos e colocar em prática soluções inovadoras em um dos períodos mais difíceis de nossa história”, afirmou.
A retransmissão das teleaulas na TV Assembleia terá início na próxima segunda-feira (22/6). A emissora destinará cinco horas de programação diária à veiculação dos conteúdos. Atualmente, em função do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, o ensino da rede estadual é oferecido por meio de teleaulas.
Pioneirismo
Criada em 1995, durante a gestão do deputado Agostinho Patrús, pai do atual presidente da Casa, a TV Assembleia foi a primeira emissora legislativa brasileira. É transmitida em 110 cidades mineiras, com abrangência nos 853 municípios de Minas, via Portal da ALMG e canal oficial no Youtube, atingindo mais de 11 milhões de pessoas.
“Sabemos que a educação muda a vida das pessoas. O ensino é um poderoso instrumento de transformação social. Portanto, esta parceria representa um meio, acima de tudo, de desenvolvimento social. É uma oportunidade de transformar a vida das pessoas, de oferecer um futuro melhor aos nossos jovens”, concluiu o presidente Agostinho Patrus.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário