Entre os dias 2 e 16 de novembro, a Câmara dos Deputados estará iluminada de azul em apoio à campanha Novembro Azul, de conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata − o segundo mais frequente entre homens, depois do câncer de pele.
Segundo o Ministério da Saúde, que desenvolve a campanha, ocorreram mais de 65 mil novos casos em 2020. Em 2019, 15.983 pessoas morreram em razão da doença. Embora seja uma enfermidade comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, por medo ou por desconhecimento.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, é importante fazer os exames de prevenção − exame de sangue (PSA) e toque retal. Na fase avançada, apresenta dor nos ossos; dor ao urinar; necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Entre as medidas de prevenção estão o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; a redução do consumo de gorduras, principalmente as de origem animal; a prática de, pelo menos 30 minutos, de atividade física diariamente; a manutenção do peso adequado à altura; a redução do consumo de álcool; e não fumar.
Os fatores de risco são idade acima de 50 anos, histórico familiar, especialmente se a doença se manifestou em parentes de primeiro grau; obesidade; e sedentarismo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário