Marvin Akbari, especialista em marketing e consultor empresarial, dá dicas de como utilizar a data comercial como estratégia de crescimento.
A próxima sexta-feira, 26, será uma das datas comerciais mais esperadas do ano. Originária de um costume norte-americano, a Black Friday chegou aos poucos no Brasil e se popularizou entre os consumidores. Na data, descontos exorbitantes são oferecidos em lojas de diversos setores e esse festival de preços baixos promete aquecer o mercado brasileiro.
Porém, é preciso ter cuidado com o marketing por trás das promoções. Realizar os descontos sem uma estratégia adequada pode acabar prejudicando o valor da marca no mercado. “A cultura do desconto já diminui a percepção de valor de muitas marcas. Porém, existem marcas de luxo, por exemplo, que se aproveitam da Black Friday sem perder seu valor”, afirma o especialista em marketing e consultor empresarial Marvin Akbari.
De acordo com ele, não existe uma ‘fórmula secreta’ a ser seguida, mas é possível observar padrões que podem evitar erros. Uma empresa que está no começo e tem quase todo o foco em venda e entrega do produto/serviço, as necessidades do dia a dia podem, às vezes, tirar o foco da entrega de uma experiência de excelência. “Na Itália nós prezamos muito pela qualidade. A experiência de marca que mais impacta no começo, acaba sendo somente interligada ao produto e apresentação dele. Por exemplo: se você estiver lançando uma marca de bolsa, desde o primeiro dia você pode receber seus amigos em casa para apresentar o seu produto. Se o produto e a apresentação forem de excelência, vai gerar mais vendas por indicação e atrair novos potenciais clientes interessados em conhecer o seu trabalho”, exemplifica o consultor empresarial italiano.
Para Marvin Akbari, a Black Friday é um forte catalisador desse processo de vendas, tanto para empresas iniciantes, quanto para empresas já consolidadas. “Uma média empresa já consolidada no mercado que busca dar o próximo grande passo, precisa alinhar a estratégia com ainda mais cuidado porque ela já construiu um certo posicionamento na mente do consumidor. Neste caso, para quem quer preservar mais a valorização da marca, uma ótima estratégia é utilizar um produto ou serviço que aderiu à Black Friday para gerar uma nova base de clientes que podem futuramente adquirir os serviços principais e ter uma ideia do que a empresa oferece”, aconselha o especialista.
Portanto, a Black Friday representa um universo de oportunidades para quem souber aproveitá-las. “Num mercado acelerado, onde as pessoas estão numa busca contínua pelo novo, é importante não banalizar o dia do Black Friday simplesmente se baseando em descontos exorbitantes para chamar atenção. Ao criar experiências memoráveis, você construirá relacionamentos autênticos com seus clientes que o levarão a uma lealdade de longo prazo”, opina Marvin.
Sobre Marvin Akbari
Marvin Akbari, mais conhecido como Marvin Wanderlust, é italiano, engenheiro civil formado na Politécnica de Milão, já empreendeu em vários países como Chile, Itália e Estados Unidos. Nascido e crescido em Milão, Marvin é o fundador da C'est La Vie Produções, uma empresa especializada em eventos diferenciados para o público de alto padrão e luxo aqui no Brasil.
O empresário foi vencedor do 1º prêmio de melhor branding Startup Institute na competição lançada por Tom Hughes, em 2015, além de já ter trabalhado com grandes marcas como Google, Samsung, Airbus, Azimut Yatchs, entre outras.
Marvin fez a sua tese em Harvard trabalhando no grupo de pesquisa da Katia Bertoldi em 2011, onde voltou em 2015 para uma palestra sobre marketing digital.
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