Fisiculturista dá dicas de como atingir objetivos e manter a saúde em dia em qualquer idade.
Anos treinando musculação e com resultados ainda distantes do esperado? Acontece com muita gente. Essa falta de “evolução” pode estar ligada a vários fatores. É o que explica o professor e empresário Ricardo Barguine, 48 anos, que tem um físico de dar inveja. O “fortão” é pentacampeão brasileiro de fisiculturismo.
O professor explicou que só ir à academia de segunda a sexta não é o suficiente para transformar o físico e até a saúde.
Onde o erro pode estar?
Parece óbvio, mas muitas pessoas desejam ter um corpo musculoso e não procuram a ajuda de especialistas, o que acaba dificultando bastante o processo.
Só depois de algum tempo treinando, Ricardo buscou orientação com nutricionista esportivo e com profissionais que estavam acostumados a lidar com atletas de alta performance. E a mudança finalmente começou a acontecer.
“Sou ectomorfo, com certa dificuldade em ganhar peso, e foi justamente isso que me levou a começar a praticar musculação em 1993, com 20 anos de idade. Pesava na época 66kg e meu objetivo era apenas chegar aumentar um pouco o meu peso, visto que no ano anterior eu sequer passaria no exame de aptidão da Escola de Cadetes do Exército - para onde eu prestei concurso e deveria pesar 73kg para a minha altura de 1,88m”, contou.
Constância e escolhas saudáveis
Quando se fala em longevidade, ou mesmo atingir a meia-idade com um físico que possa chamar a atenção e ao mesmo tempo com saúde, os hábitos saudáveis podem ser colocados como o ponto de partida, pois, "sem uma alimentação de qualidade, aliado a alguns vícios como o tabagismo ou o alcoolismo, e ainda sem a prática de exercícios físicos, dificilmente seria possível atingir qualquer desses objetivos", destaca Ricardo.
Como praticante de musculação há quase trinta anos e competidor por cerca de 5 anos, o professor e empresário explica que os hábitos saudáveis relacionados à alimentação e atividade física são o ponto fundamental para uma maior chance de se envelhecer com mais saúde, mas considera também outros pontos como importantes a serem destacados para se ter um corpo que se destaque, se esse for o maior dos objetivos.
Para “chegar lá” o atleta deixa uma dica: “busque praticar exercícios com regularidade, se alimentando de maneira correta e direcionada para a atividade que você pratica e o seu objetivo final. Com a boa orientação de um nutricionista, suplementos podem ser muito importantes porque irão suprir uma necessidade maior que seu corpo precisa, principalmente à medida que a idade avança e a reposição de alguns elementos pode ser necessária. Beba bastante água, pois água é essencial!”
Ainda sobre Ricardo Barguine
Ricardo é Mestre em Ciências, professor de Física e Matemática Aplicada, empresário e atleta. Foi Campeão Brasileiro de Fisiculturismo na categoria Culturismo Clássico por cinco vezes, entre de 2012 e 2016.
Ricardo é Mestre em Ciências, professor de Física e Matemática Aplicada, empresário e atleta. Foi Campeão Brasileiro de Fisiculturismo na categoria Culturismo Clássico por cinco vezes, entre de 2012 e 2016.
Fabiano de Abreu
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário