http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
11 de abril de 2022Procissão percorreu os Passos da Paixão de Cristo até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Por Lucas Porfírio
Após dois anos, a tradicional Semana Santa de Ouro Preto voltou a ser realizada presencialmente. Na noite deste domingo (10), centenas de pessoas e fiéis compareceram à Praça Tiradentes, no centro da cidade, para a procissão do encontro entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, com Sermão alusivo realizado pelo bispo de Divinópolis, Dom José Carlos Campos.
“Desejamos boas vindas a todos de nossas paróquias, comunidades de Ouro Preto, fiéis, devotos, visitantes, turistas, peregrinos, membros das ordens terceiras, irmandades, associações religiosas, movimentos, pastorais, dimensões da evangelização, serviços organizados, sociedade civil, todos que estão nos ajudando nas celebrações das solenidades da Semana Santa [...]. Que todos sintam-se acolhidos”, desejou padre Adilson Couto, pároco de Nossa Senhora do Pilar.
Para os fiéis presentes na cerimônia, o sentimento era de fé e felicidade. “A gente fica muito feliz. Ficou dois anos sem ter as celebrações da Semana Santa de forma presencial. Graças a Deus eu sou muito católica e sempre participei. Todos os anos eu participo da Semana Santa. [...] Uma cerimônia muito bonita”, relata Maria Estevam, moradora de Ouro Preto.
João Machado Coelho e sua esposa, Gessi Nazário Coelho, contam que deixaram de viajar para poder presenciar a Semana Santa de Ouro Preto: “Com a pandemia, infelizmente, ficamos um período ausente em função dos problemas da covid. Hoje nós estamos tendo o prazer de ver a cerimônia tão linda aqui na Praça Tiradentes. A gente fica muito feliz em saber que estamos podendo participar novamente das cerimônias, é uma alegria muito grande. Agora, de forma presencial, a gente pode sentir a energia boa que é estar aqui, ouvindo a palavra, revivendo a história. Muito Maravilhoso”.
Além de presenciar a celebração, moradores e fiéis também compõem a Semana Santa da cidade. “Esse ano eu vou sair de figura bíblica na Paróquia do Pilar. [...] Eu me sinto muito feliz, muito honrada, muito tocada. É um momento de reflexão, da gente reviver a paixão de Jesus [...]. Eu acho muito gratificante e emocionante participar”, afirmou Shirley Zanette.
Movimentação do turismo e comércio
Além do aspecto religioso, a Semana Santa de Ouro Preto é um importante atrativo cultural para turistas e movimenta todo o comércio da cidade. “Eu acho muito interessante e muito bonita a devoção da população. É uma forma de manter os costumes, certa tradição que tem há muitos anos. Isso, inclusive, é um atrativo para gente vir aqui visitar. Ver toda essa cultura envolvida, não só arquitetônica, mas também a cultura religiosa, popular da cidade”, explicou José Francisco, morador de Florianópolis (SC), que visitava Ouro Preto pela primeira vez.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário