Brasília, 12/04/22 – O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 26,2% em fevereiro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de fevereiro foram registradas 148.273 queixas de usuários de serviços de telecom, 52.762 reclamações a menos que as registradas em fevereiro de 2022. As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado. Em todo o ano de 2021, elas caíram quase 25%. A queda nas reclamações reflete ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos para melhorar a relação com o consumidor. “É claro que a prestação de qualquer tipo de serviço está sujeita a problemas, mas desde o começo do ano passado as quedas nas reclamações mostram os avanços e o respeito do setor na relação com os consumidores. Dados da plataforma Consumidor.gov mostraram que, em 2021, as empresas de telecomunicações apresentaram o maior índice de resolução de problemas, solucionando 89,3% das reclamações registradas no site”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari. Ferrari destacou ainda que a queda das reclamações tem ligação com a adoção de medidas de autorregulação do setor, como a criação da Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. Outras medidas adotadas dentro da autorregulação de telecom tratam da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento. Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da Anatel apontaram uma redução de 26% no número de reclamações relacionadas à cobrança – assunto mais reclamado -, uma queda de 17.999 queixas em fevereiro de 2022, na comparação com fevereiro de 2021. As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 queixas. Os dados refletem os altos investimentos feitos pelo setor, que têm ultrapassado os R$ 30 bilhões por ano. Serviços Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços. A maior queda nas reclamações foi sobre a TV por assinatura, 33,4%, passando de 15.324 em fevereiro de 2021 para 10.212 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 27,2% e dos usuários de telefonia móvel 18,9%. |
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