quinta-feira, 14 de abril de 2022

Reclamações sobre serviços de telecom registram queda de mais de 26% em fevereiro

 

No mês de fevereiro foram registradas 148.273 queixas na Anatel, 52.762 a menos que em fevereiro de 2021.
 
Brasília, 12/04/22  O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 26,2% em fevereiro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de fevereiro foram registradas 148.273 queixas de usuários de serviços de telecom, 52.762 reclamações a menos que as registradas em fevereiro de 2022.
 
As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado. Em todo o ano de 2021, elas caíram quase 25%.
 
A queda nas reclamações reflete ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos para melhorar a relação com o consumidor.
 
“É claro que a prestação de qualquer tipo de serviço está sujeita a problemas, mas desde o começo do ano passado as quedas nas reclamações mostram os avanços e o respeito do setor na relação com os consumidores. Dados da plataforma Consumidor.gov mostraram que, em 2021, as empresas de telecomunicações apresentaram o maior índice de resolução de problemas, solucionando 89,3% das reclamações registradas no site”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
 
Ferrari destacou ainda que a queda das reclamações tem ligação com a adoção de medidas de autorregulação do setor, como a criação da Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
 
Outras medidas adotadas dentro da autorregulação de telecom tratam da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
 
Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da Anatel apontaram uma redução de 26% no número de reclamações relacionadas à cobrança – assunto mais reclamado -, uma queda de 17.999 queixas em fevereiro de 2022, na comparação com fevereiro de 2021.
 
As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 queixas. Os dados refletem os altos investimentos feitos pelo setor, que têm ultrapassado os R$ 30 bilhões por ano.
 
Serviços
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços. A maior queda nas reclamações foi sobre a TV por assinatura, 33,4%, passando de 15.324 em fevereiro de 2021 para 10.212 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 27,2% e dos usuários de telefonia móvel 18,9%.


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