domingo, 3 de julho de 2022

VLI, em parceria com a UFMG, lança projeto inédito para aumentar a segurança nas faixas de domínio

A iniciativa tratará da situação das comunidades que ocupam as margens da ferrovia

Com o objetivo de diagnosticar e criar um método para aumentar a segurança nas faixas de domínio, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, terminais e ferrovias em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), lança o projeto Mapas (Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis para as Faixas de Domínio da VLI). Segundo o gerente de Proteção ao Negócio da VLI e coordenador do programa, Armando Profeta da Luz Filho, trata-se de uma iniciativa pioneira no setor ferroviário brasileiro, que garante mais segurança para as famílias que hoje possuem moradia às margens da ferrovia.

“Entre os benefícios a serem alcançados com o Mapas está a elaboração de diagnósticos e propostas para abordagem dos territórios das faixas de domínio. Além disso, o projeto apontará alternativas seguras para a realocação das famílias ocupantes, que possam ser apresentadas às administrações públicas locais. Tudo isso representa um ganho de segurança para as comunidades envolvidas e para a operação ferroviária”, afirma Profeta.


A faixa de domínio é aquela estabelecida tanto à direita quanto à esquerda das vias e instalações férreas, para garantir a segurança de todos. A margem da faixa de domínio tem medidas variáveis, conforme cada localidade e depende de registros da União, mas para que acidentes sejam evitados, ela deve ser de, no mínimo, 15 metros.

Entretanto, em muitos casos, para ampliar ou mesmo construir propriedades, as pessoas acabam fazendo uso dessa área, que pertence à União. Armando Profeta ressalta que a UFMG e o IFMG, entidades acadêmicas que têm excelência em pesquisa e desenvolvimento, construirão em conjunto com a VLI um método para tratar essa questão.


“Contamos com o Departamento de Ciências da Computação e Arquitetura da universidade e o Campus Santa Luzia do IFMG. O projeto Mapas vem para diagnosticar cenários e criar um método replicável, conectado diretamente à estratégia ESG da VLI.


Um projeto-piloto será desenvolvido e colocado em prática na Região Oeste de Belo Horizonte e Contagem. Em um momento posterior, ele será expandido para outras regiões onde a companhia atua. “Além do primeiro objetivo, que é o social, haverá o desenvolvimento de soluções arquitetônicas priorizando o uso de materiais disponíveis na VLI”, frisa.

Segundo a professora e coordenadora do Mapas pela Faculdade de Arquitetura da UFMG, Natacha Rena, o momento atual requer um aprofundamento das relações entre universidade e empresas dentro de uma perspectiva de produção de ciência e tecnologia com objetivo de desenvolver soluções inovadoras para tratar de problemas territoriais. Nesse sentido, é fundamental a criação de metodologias integrando mapeamento e análise, assim como a proposição de intervenções que melhorem consideravelmente a vida dos moradores das regiões adjacentes às faixas de domínio.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


Sobre a UFMG


A Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, sediada na cidade de Belo Horizonte e é a maior universidade do estado de Minas Gerais possuindo campi também nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em termos de relevância nacional e internacional, a UFMG é a universidade mais bem avaliada do Brasil segundo o ranking mais recente do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (divulgado em 2021 referente aos dados coletados em 2019). Desde a criação do Índice, em 2007, a UFMG apresenta a nota máxima: 5). Também é a universidade brasileira que registrou o maior número de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e no período entre 2010 a 2019 recebeu o Prêmio de Inovação Universidades, oferecido pela Clarivate Analytics. Além disso, a UFMG está entre as sete universidades brasileiras mais bem avaliadas segundo o QS World University Rankings 2022 e foi considerada, pelo Shanghai Academic Ranking of World Universities (ARWU), uma das três melhores Universidades Federais brasileiras. Manteve-se como a quinta melhor universidade da América Latina e está em 1º lugar entre as federais no Ranking da Times Higher Education (THE).


Sobre o IFMG


O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, tendo campi em 18 cidades do estado. Dentre os princípios de atuação do IFMG destaca-se a busca pela excelência na oferta do ensino de ciências, por meio da realização de pesquisas aplicadas para o desenvolvimento de soluções em articulação com o mundo do trabalho e com os segmentos sociais, buscando ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. O campus Santa Luzia, que será sede desta parceria, tem a particularidade de ter todos seus cursos de nível técnico e superior voltados à produção do espaço, sendo eles: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil; Design de Interiores; técnicos subsequentes em Segurança do Trabalho e Paisagismo e Técnico Integrado em Edificações.


daniela galvão | public relations
grupo bcw brasil | máquinacw 



Nenhum comentário:

Postar um comentário