sexta-feira, 11 de novembro de 2022

DNET: Saiba mais sobre o tumor cerebral que afeta crianças e adolescentes

O DNET é um tumor cerebral que inicia-se normalmente em crianças e adolescentes com 20 anos ou mais 


O DNET - Neuroepitelial disembrioplástico - é um tipo de tumor do sistema nervoso central de baixo grau e lento desenvolvimento, ocorre normalmente em crianças e adolescentes até os 20 anos, causando convulsões que não respondem a anticonvulsivos, apesar de não ser comum a presença de convulsões em crianças com menos de 10 anos, no entanto, seus sintomas podem variar a depender das características do tumor.

No entanto, apesar da incidência em crianças e adolescentes ser alta e apresentar convulsões com baixa resposta a medicamentos, o Pós PhD em neurociências e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela afirma que o DNET não altera a sobrevida do paciente no longo prazo.

“Apesar desses sintomas, o DNET possui um ótimo prognóstico ao paciente por não alterar a sobrevida no longo prazo mesmo em tumores não ressecados, e existem poucos relatos de recidiva local, mas para isso é fundamental realizar o diagnóstico e tratamentos corretos” Ressalta.

O tumor é considerado um “tumor clioneural”, que significa que ele possui características das células gliais - células responsáveis por prover suporte estrutural ao sistema nervoso central - e células neuronais - células fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.

Os principais exames utilizados para diagnosticar os tumores neuropiteliais dissebriônicos são tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e exames neurológicos, por ser um tumor benigno seu tratamento mais utilizado é a remoção cirúrgica.

Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA), Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.

Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558
Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664
Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852

Isabella Dias
Follow up | MF Press Global


Nenhum comentário:

Postar um comentário