Transtornos de Personalidade Dramática: Um mal coletivo
A sociedade passou por diversas mudanças nos últimos tempos, o que gerou propensão a diversos transtornos, dentre eles os de personalidade dramática
Nossa sociedade nunca passou por mudanças tão drásticas e rápidas como está passando atualmente, o que faz com que males antes pouco conhecidos ou baixa incidência se desenvolvessem mais rapidamente, como, por exemplo, os Transtornos de Personalidade Dramática.
O que são os Transtornos de Personalidade Dramática?
Os Transtornos Personalidade Dramática compreendem uma série de transtornos que podem ser enquadrados, existem diversos distúrbios de personalidade, entre eles temos: transtorno histriônico, transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno antissocial, transtorno Borderline, transtorno de personalidade dependente, transtorno narcisista, entre outros, eles são caracterizados por mudanças rápidas de emoções, pouca tolerância à frustação, impulsividade, preocupação excessiva com a aparência e etc.
Segundo o artigo “Vivemos um coletivo de transtorno de personalidade dramática”, escrito pelo Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela e pelo Médico Neuropsiquiatra, Dr. Francis Silveira, os transtornos de personalidade dramática podem ser definidos como: “Padrão persistente de experiência e comportamento que se desvia de forma acentuada das expectativas da cultura da pessoa, é difusa e inflexível, dando indícios na adolescência ou jovem, é estável ao longo dos anos e leva a sofrimento ou prejuízo”.
“É normal que indivíduos com transtorno de personalidade contenham um repertório pequeno de emoções, atitudes e comportamentos para aceitar os problemas e estresse do dia a dia, mostrando respostas desadaptativas que geram os sofrimentos e/ou prejuízos a si ou aos outros”.
Outro comportamento muito marcante desse tipo de transtorno é a incoerência, devido a prejuízos na conexão frontotemporal, o que faz com que elas criem lógica inexistentes e se baseem nelas para tomar decisões sem coerência.
Como a sociedade está lidando com os Transtornos de Personalidade Dramáticas?
O Brasil é o país mais ansioso do mundo, e a ansiedade é um ponto importante para o desenvolvimento de transtornos dramáticos, por isso e outros fatores, como a internet, redes sociais e até mesmo a política, a sociedade brasileira sofre com um coletivo de desenvolvimento desses tipos de transtornos mentais.
"Vivenciamos tempos difíceis, decorrente ao estresse de adaptação e conjuntura dos desajustes sociais. Ressalta-se a violência, o desemprego, a influência da mídia e a política. Nota-se uma sociedade dramática convalescida pela imaturidade, impulsividade e egocentrismo”. Ressalta o artigo.
Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FACMED - Faculdade de Medicina no Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México, membro FIEPS e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.
Nenhum comentário:
Postar um comentário