terça-feira, 8 de novembro de 2022

VLI inicia operação em novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica

Para viabilizar o fluxo de transporte, a companhia investiu aproximadamente R$ 40 milhões


A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – iniciou a operação do novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) ao recém-inaugurado Terminal de Fertilizantes de Uberaba (TFER), no Triângulo Mineiro. Para viabilizar o fluxo de transporte, fruto de contrato assinado em 2021, a companhia investiu aproximadamente R$ 40 milhões, aplicados na construção de uma tulha de carregamento ferroviário no Tiplam, em interligações aos terminais e adequações de linhas férreas, capacitação e aplicação da frota de vagões e locomotivas, além da ampliação do pátio ferroviário que dá acesso ao Distrito Industrial IIII de Uberaba.  

“As ações para desenvolvimento do fluxo logístico do insumo entre o Tiplam e o polo de fertilizantes em Uberaba reforçam o compromisso da VLI e da Ferrovia Centro-Atlântica com o setor produtivo nacional. O investimento gerou melhorias para todo sistema logístico, de forma que contribui para o desenvolvimento, eficiência e competitividade dos nossos clientes”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Sudeste da VLI, Nicolas Szwako.

Preparado para atender à crescente demanda do agronegócio da região do Triângulo Mineiro, o TFER realizará o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba (DI3) e região. O projeto nasce com estrutura de ponta, gerando eficiência, capacidade e qualidade para as empresas do setor, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico da região por meio do modal ferroviário. Destaque também para o caráter sustentável da operação, uma vez que o transporte pela linha férrea – que possui um nível de emissões menor em comparação com o modal rodoviário – substitui o transporte de carga por caminhões, que tradicionalmente faziam o percurso com fertilizantes da Baixada Santista a Uberaba.

“Com o início da operação, a VLI torna seu atendimento aos produtores da região ainda mais amplo, uma vez que a companhia também atende a empresas e produtores do Triângulo Mineiro por meio do Terminal Integrador de Araguari. Da mesma forma, reafirmamos nosso compromisso com o agronegócio brasileiro em todas as suas etapas, desde o plantio – com uso de fertilizantes – até o escoamento da safra, em que a Ferrovia Centro-Atlântica mostra relevância estratégica”, afirma o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Alexandre Biller.

O novo fluxo de transporte integra um empreendimento da VLI e da TFER, joint venture entre a Link Logistic Group e a Construtora Terraço, em projeto que demandou investimentos de R$ 107 milhões das empresas envolvidas.


Ferrovia Centro-Atlântica

A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.


Sobre a VLI


A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Bicampeã do prêmio Valor Inovação, na categoria “Logística e Transportes”, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


daniela galvão | account executive
grupo bcw brasil | máquinacw 



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