As FAV raramente são relatadas após a cirurgia ortognática. Um estudo capitaneado pelo cirurgião Bucomaxilofacial Marcelo Galindo Silvares, mas que também contou com a participação de outros profissionais da área, trouxe um relato de um desses casos.
“O caso é de uma paciente, sexo feminino, 38 anos, que apresentava deformidade dentofacial de Classe III e assimetria facial, e desenvolveu uma FAV envolvendo a artéria esfenopalatina, após osteotomia Le Fort I para avanço maxilar e uma osteotomia sagital do ramo, bilateral, para corrigir a assimetria”, inicia o estudo.
“Não houve sangramento persistente durante a cirurgia e não havia necessidade de controle de sangramento por clips vasculares ou ligadura da artéria”, emenda.
Segundo o médico, no estudo, décimo oitavo dia de pós-operatório, a paciente foi admitida no serviço de emergência do hospital onde havia sido operada, com epistaxe anterior e posterior.
“No intuito de controlar a hemorragia persistente, foi realizado tamponamento nasal anterior e posterior, bilateral, sem sucesso”, diz outro trecho da publicação.
Galindo finaliza afirmando que a embolização seletiva bilateral dos ramos esfenopalatinos das artérias maxilares internas foi realizada com sucesso para controle do sangramento. “O tratamento das FAV do sistema carotídeo externo inclui a excisão cirúrgica, ligadura da carótida externa e embolização transarterial, que pode ser realizada facilmente em lesões cirurgicamente inacessíveis, com risco muito baixo e morbidade mínima”, explica.
Sobre Marcelo Galindo
Marcelo Galindo Silvares é um Cirurgião Bucomaxilofacial graduado em Odontologia pela
Universidade Federal de Fluminense (UFF), com Residência Médica no Serviço de Cirurgia e Traumatologia
Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia
Bucomaxilofacial e Fellowship em cirurgia Ortognatica pela Universidade de Oklahoma-EUA. Hoje tem atuação mais forte no Rio de Janeiro e em Niterói/RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário