A psicofarmacologia é um campo que assume importância crescente em toda a medicina, experimental e clínica. Cada vez mais, são pesquisadas novas substâncias psicotrópicas atendendo as necessidades clínicas de maior eficácia e menores efeitos adversos. Esse é um dos temas abordados no novo curso de psicanálise dos gestores Roselene Espírito Santo Wagner e Fabiano de Abreu Agrela.
De acordo com os gestores, o diferencial deste curso é trazer informações sobre todos os campos do saber da ordem do psíquico e do somático, unindo forças para tratar e amparar o paciente.
Segundo Roselene, os medicamentos psicotrópicos não são mais do domínio unicamente psiquiátrico, eles invadiram e firmaram-se no arsenal terapêutico da clínica médica e muitas especialidades clínicas.
“Por psicotrópico entendemos aquela substância que exerce ações e efeitos Preferencialmente no Sistema Nervoso Central (S.N.C.)”, explicou.
Serão estudados e examinados:
PSICOFÁRMACOS CLASSIFICAÇÃO
MECANISMOS DE AÇÃO
PROPRIEDADES
INDICAÇÕES CLÍNICAS
EFEITOS
COLATERAIS
FORMAS E TIPOS DE DOSAGENS
A partir disso, a neuropsicóloga explicou que se compreende que a medicação não é a cura absoluta mas faz parte da solução, promovendo alívio a estados de crises graves e/ou agudas.
“Que há sim efeitos profiláticos, dentro da psicodinâmica, isto é a ação que o psicotrópico exerce sobre o organismo. A psicofarmacologia é coadjuvante da psicoterapia. Portanto, passa a ser desnecessária quando a psicoterapia sozinha for suficiente para a melhora significativa do paciente”, explicou.
Além disso, a profissional explicou que ter o conhecimento sobre psicofarmacologia assegura ao profissional da saúde mental, acompanhar e discutir o caso, com uma equipe multidisciplinar.
“A informação é ainda a melhor arma contra doenças psicossomáticas”, finalizou.
Também conhecida como Dra. Leninha, é Ph.D em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de testes psicométricos reconhecidos mundialmente.
Dra. Leninha tem participação em diversos programas de rádio e televisão, assim como periódicos e revistas nacionais e internacionais.
Currículo BR: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558
Currículo PT: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/8316-38CC-0664
Currículo INT: https://orcid.org/0000-0002-5487-5852
Nenhum comentário:
Postar um comentário