http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
10 de abril de 2023Durante o encontro, representantes do Município e do Instituto estreitaram laços para a proteção e desenvolvimento do patrimônio ouro-pretano
Na última terça-feira, 4 de abril, aconteceu, no auditório do Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, uma reunião entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Ouro Preto. O objetivo da conversa foi a retomada de parcerias para o bem do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto. Durante a reunião, foram levantadas uma série de demandas do Município de Ouro Preto para que fossem discutidas e analisadas.
O Instituto esteve representado pelo Presidente Nacional do IPHAN, Leandro Grass, e pelo Diretor Nacional, Andrey Rosenthal. A Prefeitura de Ouro Preto foi representada pelo prefeito, Angelo Oswaldo; o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni; pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha; pelo secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta; pelo diretor de Fiscalização de Obras, Patrimônio e Posturas, José Geraldo de Oliveira; e dos representantes do Departamento de Projetos Especiais (Proesp), da Secretaria de Cultura e Turismo, Wanderson Rolla e Camila Miranda.
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, falou sobre a importância da reunião para o desenvolvimento da cidade. “A retomada de parcerias é muito proveitosa para o município e para o bem do Patrimônio Cultural. E é fundamental que o IPHAN esteja junto ao município. Durante a reunião, foram levantadas uma série de necessidades e demandas do município”, disse o secretário.
Flávio Malta destacou ainda sobre o mapeamento de novos processos e ações com o IPHAN. “Outra questão, é o mapeamento de novos processos e ações junto ao IPHAN, acreditamos que esse diálogo é interessante para as duas entidades tanto a Prefeitura de Ouro Preto quanto o IPHAN porque quando se trata de patrimônio, Ouro Preto é de fato a referência nacional, foi aqui onde se começou a vislumbrar a necessidade de um Departamento Federal para cuidar nosso patrimônio. Então o diálogo de hoje foi muito positivo”, concluiu o secretário.
Após a reunião, a equipe da Prefeitura e os representantes do IPHAN saíram em vistoria pela cidade. Um dos pontos destacados pelo Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, foi o alargamento da Rua Doutor João Veloso, antiga demanda do povo ouro-pretano. No ano passado, o terreno, localizado na esquina da Rua Doutor João Veloso com a Rua Santa Efigênia, foi comprado pelo município para execução da obra de alargamento da via.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, relatou que o encontro serviu para abordar processos que vêm sendo discutidos há anos. “Essa reunião que ocorreu hoje, na presença do Presidente Nacional do IPHAN e da Superintendência, foi de suma importância porque foi o resgate de um entrelaçamento que é muito caro e muito necessário para Ouro Preto. A gente sai dessa reunião com proposições e acordos em vias de aprovação dentro do próprio IPHAN, já é um ganho de diálogo que há muito tempo não acontece,” relatou Camila Sardinha.
Ouro Preto é uma das primeiras cidades tombadas pelo IPHAN, em 1938, e a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela UNESCO em 1980. Portanto, a defesa e proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto é um dos principais compromissos da prefeitura. “Poder voltar a ter esse diálogo efetivo e direto para solucionar os problemas da cidade deixa a gente animado, saímos dessa reunião com muita esperança de que situações historicamente complexas e sem solução possam se encaminhar para ações efetivas de concretização, mais uma vez na preservação do Patrimônio Cultural de Ouro Preto,” complementou a secretária Camila Sardinha.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário