http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
03 de julho de 2023Por Karina Peres
Na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o Instituto Cultural Vale, realizou o lançamento oficial do Festival de Inverno de Ouro Preto 2023. Com o tema “A Minha Cidade é Criativa” a programação do evento vai acontecer em diversos pontos da cidade e busca valorizar os artistas locais e a expectativa é que mais de 50 mil turistas circulem pelo município. Ao todo, foram investidos quase R$2 milhões de reais.
Ao longo dos 30 dias de programação, que começou neste sábado (01), e teve como marco o show da banda Nação Zumbi, a população e os turistas vão poder participar, de forma gratuita, de diversas atividades culturais. Entre elas, uma das mais esperadas é a reconstituição do Triunfo Eucarístico, que marcou a mudança do Santíssimo da Igreja Nossa Senhora do Rosário para a atual Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Esse evento aconteceu em 1733 e movimentou a sociedade ouro-pretana da época. Agora, o momento será revivido no Festival de Inverno.
Além do Triunfo e dos grandes shows já esperados pelo público, como o do cantor Dilsinho, que se apresenta no próximo sábado (08), o Festival também conta com a participação de cerca de 78 artistas ouro-pretanos que se apresentam em cortejos, teatros, exposições e shows. Com o objetivo de aproximar ainda mais a população do festival, a programação vai acontecer nas ruas da cidade. “Os primeiros beneficiados são a população, com tantas atividades gratuitas, isso quando ela não é a protagonista, como por exemplo, no Triunfo, em que os personagens serão interpretados por ouro-pretanos. Estamos muito felizes com essa integração, e há muitos anos nós não tínhamos um Festival de 30 dias como essa edição”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
Atividades no Museu Boulieu
Na edição de 2023 do Festival de Inverno, várias atividades vão acontecer no Museu Boulieu, como a apresentação de BNegão, que vai cantar Dorival Caymmi e um papo musical com Chico César, ambos vão acontecer no domingo (09). Zaqueu Astoni, presidente do museu, ressaltou que receber parte da programação marca o compromisso da entidade com o diálogo com a população. “Nós conseguimos aglutinar a nossa programação para somar com a do Festival. E para nós é muito gratificante porque esse é um evento muito importante para a cidade que agora será marcado por esse pioneirismo, que marca a posição de união das entidades em prol de Ouro Preto”, disse o presidente.
As atividades do Festival seguem durante toda semana e a programação completa pode ser acessada no site www.festivaldeinvernoop.com.br e também no instagram da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário