terça-feira, 31 de agosto de 2021

Aprovação em processos de trainee requer persistência e estudos

Experiências de vida e autoconhecimento também são fatores apontados por candidata que conseguiu uma vaga em processo para formação de jovens lideranças

 

A temporada dos programas de trainee está em alta no país e, como a concorrência é sempre elevada, os candidatos, além de serem autônomos e terem um perfil inovador, precisam se preparar para a disputa das vagas. Uma candidata bem-sucedida em seleções que formam jovens lideranças dá dicas para quem deseja a tão sonhada aprovação nos processos de diversas empresas. Entre elas está a importância de se juntar a grupos de estudos, até conseguir o resultado positivo.

 De acordo com a analista de Manutenção da VLI, Luizymari Silva Moreira, de 28 anos, aprovada como trainee em 2019, é muito difícil que um candidato seja aprovado na primeira seleção. “Um conselho é não desistir ao receber o primeiro não. Estude as provas que têm na internet, bem como a empresa para a qual quer ingressar. Quem está tentando ser um trainee deve se propor a realizar as etapas seletivas de vários programas. Esses processos vão ajudar você a se preparar para o processo seletivo que você quer”, aconselha.

 Além disso, ela afirma que é necessário separar um tempo para se dedicar, com planejamento, e persistir no sonho. “Entre os diferenciais no perfil do futuro trainee estão disposição para participar daquele programa, ser curioso e querer fazer diferente. O processo seletivo desafia a pessoa a sair de sua zona de conforto. Deve-se também valorizar suas histórias, principalmente aquelas pessoas que não cursaram faculdades tradicionais, não fizeram intercâmbio ou não falam inglês. Histórias de superação e as lutas pessoais, muitas vezes, podem equivaler à experiencia de um intercâmbio, por exemplo. Saber extrair suas melhores histórias é muito importante!”, pontua.

 Luizymari destaca que, durante a seleção, os recrutadores buscam a todo o tempo explorar quais os pontos fortes do candidato e o que ele precisa melhorar. Sendo assim, é preciso ter esses pontos fortes bem claros e valorizá-los. Outro conselho é não se comparar com os outros. “Durante o processo seletivo, lidamos com pessoas que, aparentemente, são melhores que a gente. Saber qual seu diferencial e focar nele. Preste atenção em você e trabalhe seus pontos fortes com exemplos”.

 Segundo ela, o autoconhecimento é a base para que a pessoa possa construir uma sólida visão interna e, assim, se sentir mais segura durante as etapas das seleções. “Seja você mesmo e não tenha medo de se mostrar. Estamos em um momento cultural bem legal para abraçar a diversidade. A mudança está acontecendo e as empresas buscam essa diversidade, afinal, se não fizerem isso, acabam ficando para trás”, analisa.

 Outra proposta de Luizymari é buscar programas e páginas na internet que auxiliem nos processos de trainee. Um exemplo é uma iniciativa de mentoria colaborativa e gratuita da qual ela é uma das idealizadoras. Esse trabalho voluntário é levado por ela em paralelo à carreira na VLI. “O objetivo é ajudar grupos sub-representados (mulheres, pessoas com deficiência, negros, indígenas, LGBTQIA+ e de baixa renda) a conquistarem a tão sonhada vaga de trainee e se tornarem as lideranças das companhias mais diversas, através de mentorias coletivas e individuais”.

 Live

 Nesta quinta-feira (dia 2), a VLI promove uma live, às 18h, que trará um bate-papo sobre desenvolvimento de carreira, experiências, benefícios, cultura da companhia e dicas para o processo seletivo de trainee. O Programa de Trainee 2022 está aberto e os interessados de todo o país têm até 15 de setembro para se inscreverem pelo site https://www.vli-logistica.com.br/carreiras.

 Sobre a VLI

 A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


daniela galvão | public relations 
máquinacw | grupo bcw brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário