sexta-feira, 8 de outubro de 2021

 



Vencedores da etapa mineira do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo são do Portal BHAZ, Rádio UFMG Educativa, Rede Minas e Estado de Minas 

O anúncio dos primeiros e segundos lugares da etapa estadual foi feito na noite de ontem (7/10), em cerimônia on-line


Thiago Ricci, Portal BHAZ, Paula Alkmim, Rádio UFMG Educativa, Laura Zschaber, Rede Minas e Luiz Ribeiro, Estado de Minas, são os representantes dos trabalhos vencedores do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) – etapa Minas Gerais. Eles ficaram em primeiro lugar, respectivamente, nas categorias Texto (reportagem digital e impressa), Áudio (rádio e podcast), Vídeo (tv e plataformas digitais) e Fotojornalismo. O anúncio dos vencedores foi feito na noite desta quinta-feira (7/10), em cerimônia on-line transmitida pelo canal do Sebrae Minas no Youtube.


Os vencedores da etapa estadual do 8º PSJ receberão troféu, um tablet e participação em missão técnica a um destino turístico de Minas Gerais onde o Sebrae realiza projetos de estímulo aos pequenos negócios. Os segundos colocados receberão um Kindle Oasis. Todos os finalistas receberão certificado. Os trabalhos vencedores podem ser conferidos no site do Sebrae Minas: sebrae.com.br/minasgerais

 

Os trabalhos vencedores de Minas Gerais disputam a etapa regional. Os classificados nesta fase disputam a final do 8º PSJ. Os campeões nacionais serão conhecidos em janeiro de 2022.

 

Em 2008, quando o Sebrae lançou o prêmio, o objetivo era mostrar aos jornalistas a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira. “Nestes últimos treze anos, muita coisa mudou, e o jornalismo também busca se reposicionar neste novo mercado, cada vez mais digital e conectado”, destaca Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.


A cerimônia foi apresentada pela jornalista mineira Maíra Lemos, que também é empreendedora e influenciadora digital. O evento contou ainda com a participação do jornalista e fundador da startup Meio e colunista da CBN, O Globo e Estadão, Pedro Doria. Ele abordou as transformações sociais recentes da sociedade na palestra ‘Como lidar com o tempo pós-pandemia’.


Destaque nacional

 

Minas Gerais foi o terceiro estado com o maior número de inscrições no 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Foram 108 trabalhos, atrás apenas de São Paulo (210) e Santa Catarina (116).

 

Na etapa classificatória, 37 trabalhos foram selecionados e passaram pela avaliação do júri estadual, sendo 16 na categoria Texto (reportagem digital e impressa), 16 em Vídeo, quatro em Áudio (rádio e podcast) e apenas um em Fotojornalismo.

 

A 8ª edição do PSJ tem como tema central ‘A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia’, e visa reconhecer a força do jornalismo em favor da cultura empreendedora.

 

Trabalhos vencedores

 

Categoria Texto

 

1º lugar – ‘Horizontes à vista’ – Portal BHAZ

Publicada em fevereiro deste ano, esta série de reportagens do Portal BHAZ mostra um panorama do comércio de BH, um ano após o início da pandemia do coronavírus.

A série apresenta os impactos do longo período de fechamento das lojas físicas para os empresários e a economia da capital mineira.

Mas, para além do balanço das perdas, o Portal BHAZ mostra as perspectivas com a retomada das atividades e, como o nome da série ressalta, apresenta alguns horizontes à vista para os empreendedores.

Equipe: Thiago Ricci, Andreza Miranda, Giovanna Fávero, Jordânia Andrade, Moisés Teodoro, Roberth Costa, Salma Assumpção, Sofia Leão, Vitor Fernandes, Vitor Fórneas, Augusto Pereira, Bruno Lanza, Maiara Monteiro e Mohara Villaça.

 

2º lugar – ‘Negócio em Casa’ – Estado de Minas

A série, publicada em abril deste ano, mostra como a pandemia do coronavírus fez crescer o número de trabalhadores por conta própria em Minas Gerais.

Por causa da crise econômica gerada pelo longo período de suspensão de várias atividades, pessoas que perderam seus empregos ou parte da renda familiar começaram um negócio próprio.

É o retrato do empreendedorismo por necessidade, movido pela necessidade de uma alternativa de renda.

Equipe: Luiz Ribeiro, Marta Vieira, Natasha Werneck, Tim Filho e Amanda Quintiliano.

 

Categoria Áudio

 

1º lugar - ‘Coronavírus pode levar ao fechamento de pequenos negócios’ –  Rádio UFMG Educativa

A reportagem destaca as dificuldades enfrentadas por micros e pequenos empreendedores de Minas Gerais para acessar políticas públicas durante o período de pandemia.

Por meio de entrevistas com empreendedores, especialistas e representantes de entidades empresariais, a UFMG Educativa mostrou o quanto a intervenção dos governos era fundamental para evitar o fechamento definitivo de milhares de empreendimentos.

Equipe: Paula Alkmim, Breno Benevides, Camila Meira e Breno Rodrigues.

 

2º lugar – ‘Meu negócio em tempos de coronavírus’ – Rádio Itatiaia

Esta série de seis reportagens abordou o impacto da pandemia em diferentes setores econômicos.

As matérias mostraram como os empreendedores lidaram com os desafios e quais eram suas perspectivas para os negócios diante do novo cenário.

Equipe: Jacqueline Moura e Camila Campos.

 

Categoria Vídeo

1º lugar – ‘Essencial é sobreviver’ – Rede Minas

Nesta série de reportagens, a Rede Minas abordou as dificuldades enfrentadas pelos setores de comércio e serviços diante da pandemia de coronavírus.

‘Essencial é Sobreviver’ mostra a crise por um ângulo diferente: por quatro meses, a repórter Laura Zschaber acompanhou o dia a dia de quatro empresários e empreendedores mineiros, testemunhando a angústia e o drama dessas pessoas.

Além de mostrar os efeitos nocivos da pandemia para os pequenos negócios, a série destacou a obstinação de quem não desiste do sonho de empreender e se esforça para manter empregos em um contexto sem precedentes.

Equipe: Laura Zschaber, Caio Tárcia, Bruno Lima, Aline Scarponi e Bruna Cevidanes.

 

2º lugar – ‘Julho das pretas marca a luta e protagonismo das mulheres negras no país’ – Rede Minas

Em julho é comemorado o mês das mulheres negras, um dos grupos de empreendedores mais afetados pela pandemia no Brasil.

A série da Rede Minas mostra que a dificuldade em conseguir crédito e se adaptar ao mercado virtual foram os principais problemas enfrentados pelas empreendedoras negras em Minas Gerais.

Mas além de apresentar os desafios vividos por essas mulheres durante a pandemia, a reportagem evidencia suas histórias de empreendedorismo, resistência e luta, tanto nos negócios quanto na vida.

Equipe: Marcela Souza, Atalissa Rosa, Sandro Romero, Eu Penaforte e Carlos Humberto.

 

Categoria Fotojornalismo

1º lugar: ‘Volta aos tempos dos mascates e reinvenção na pandemia’ –Estado de Minas

Nesta reportagem, o jornalista Luiz Ribeiro mostra que as vendas de porta a porta ganharam força no interior de Minas Gerais durante a pandemia.

Com as lojas físicas fechadas e o acesso restrito de grande parte dos consumidores à internet, empresas do Norte de Minas conseguiram driblar os efeitos da crise levando seus produtos até a casa dos clientes.

O resgate de uma prática comercial antiga ganhou ares de inovação em um contexto social de muitas privações.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

imprensa@sebraemg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário