sábado, 20 de novembro de 2021

OURO PRETO CELEBRA DIA DO BARROCO MINEIRO COM ENTREGA DA MEDALHA DO ALEIJADINHO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

19 de novembro de 2021
Imagem - Ane Souz

À tarde, foi realizada uma aposição de coroa de flores, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde está sepultado Antônio Francisco Lisboa

Lucas Porfírio 

Na noite de ontem (quinta-feira, 18), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho realizaram a cerimônia de entrega da 43ª Medalha do Aleijadinho, celebrando o ducentésimo sétimo aniversário de morte de Antônio Francisco Lisboa e o dia do Barroco Mineiro. A solenidade ocorreu na igreja São Francisco de Assis, obra-prima do escultor e mestre do barroco mineiro, que assina o projeto e o risco da portada.

A honraria foi criada pelo Decreto Municipal nº 22/74 e é entregue para pessoas que se destacam na proteção e difusão da cultura e das artes em Ouro Preto.  É conferida em memória de Aleijadinho, Patrono das Artes do Brasil, pelo incomparável acervo artístico. A medalha consiste em uma “cruz de malta", símbolo lusitano, sobreposta por três anjos, assinatura marcante do escultor.


“A Medalha do Aleijadinho foi criada há muitos anos [...]. Ela é a distinção maior da cidade para agraciar pessoas que têm colaborado tanto com Ouro Preto, quanto com a cultura, as artes e o patrimônio cultural de Ouro Preto, que nós compartilhamos com o mundo inteiro pelo título da Unesco e que precisa desse engajamento. Ficamos muito felizes de hoje assistir a esta cerimônia com agraciados muito representativos”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.  

Representando o Museu Aleijadinho, estava o Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição e Presidente do Museu Aleijadinho, Padre Edmar José da Silva. “Para mim é uma alegria muito grande poder participar pela primeira vez da entrega da Medalha do Aleijadinho. [...]”, relatou o sacerdote. Ainda, Padre Edmar contou que convidou o Bispo Emérito de Oliveira e fundador do Museu Aleijadinho, Dom Barroso Filho, para fazer parte da diretoria da instituição. 

Foram homenageados e receberam a medalha o prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Rodrigues Reis; a Banda Euterpe Cachoeirense, a mais antiga em funcionamento em Minas Gerais, representada pelo seu presidente, Elison Luiz Tavares; a comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major Stella Coeli Flori Maciel Nunes Vieira; a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto, Maria Aparecida da Silva; e o procurador-geral de justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares júnior. 

“Me sinto muito honrado em receber tão nobre medalha, que leva o nome do patrono das artes no Brasil. [...] Ao celebrar esta data, precisamos valorizar nossa cultura, nosso patrimônio e as nossas artes. A arte e a história de Minas Gerais e do Brasil, incrustada na histórica Ouro Preto.  Aleijadinho tem história, faz parte de Minas e do Brasil. Merece ser reverenciado, jamais esquecido. Um dos maiores artistas brasileiros. Aleijadinho leva o nome do barroco, eleva o nome do rococó. Aleijadinho tem que ser lembrado por todos”, afirmou o prefeito Wirley Rodrigues. 

A coordenadora de imunização, Maria Aparecida, que é ouro-pretana, contou ser uma honra ser agraciada com a medalha: "Estou voltando ao meu primeiro emprego. Aos 16 anos fui chamada por Dom Barroso para ser funcionária do Museu Aleijadinho. [...] Estendo a todos que estão contribuindo com o trabalho de imunização, é uma equipe grande, ninguém trabalha sozinho. [...] É uma honra estar aqui, [...] recebendo tão preciosa homenagem. Que Antônio Francisco Lisboa esteja vivo, [...] Aleijadinho é do mundo”. 


Ao final da cerimônia, o prefeito de Ouro Preto assinou a Lei 1025/2021, que autoriza o poder público a conceder subvenção social ao Coral São Pio X, que ajudará na construção de uma escola de música. “Não posso deixar de agradecer em nome do Coral e da Orquestra São Pio X por esse empenho. [...] Hoje se tornou realidade a abertura da escola de música, que não visa lucro, ela está aberta para os alunos carentes de Ouro Preto. Ninguém deixará de estudar música por não poder pagar, através desta escola, terão a oportunidade de um estudo gratuito da música”,  agradeceu Dom Barroso Filho. 

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário