sábado, 12 de março de 2022

Romper com o Passado, o Velho, Treinar e Crescer para poder Desenvolver(Reestruturação)

Na mineração que trabalhei por vários anos, vivenciei a introdução da qualidade total na empresa(Reestruturação).
Foi um processo muito demorado, onde demandou muitos treinamentos aos colaboradores, mas que valeu a pena, porque o crescimento foi geral; da empresa e dos colaboradores.
Para conseguirmos os certificados das ISOS, tivemos que passar por muitos treinamentos.
ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002,  ISO 14000.
Veja abaixo o lado técnico e o lado humano do controle:
A metodologia da qualidade total fundamenta-se no estabelecimento de um conceito de qualidade, que atualmente é mais amplo que há alguns anos atrás.
Qualidade não é somente um produto encaixar-se nas especificações estabelecidas pelo cliente.
Uma empresa só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas, este é seu objetivo principal.
Na qualidade a primeira prioridade da empresa são os clientes e os consumidores.
É vital para a empresa que eles sintam satisfeitos por um longo período após a compra de um produto ou utilização do seu serviço.
Um segundo tipo de pessoas afetadas na empresa é o colaborador.
A empresa deve se esforçar para pagar-lhe bem, respeitando como ser humano e dando oportunidade de crescimento, dando-lhes treinamentos constantes.
As empresas estão acordando e enxergando isso, por isso muitas delas estão criando o programa de treinamentos internos, para qualificar melhor seus colaboradores.
Estão chegando a conclusão que treinamentos tem um custo, mas não é custo, é um investimento.
Ele trás resultados para a empresa, com o crescimento do seu colaborador, num curto espaço de tempo.
É necessário treinar o colaborador para o tempo livre, para melhor desenvolver e dar resultados.
Um terceiro tipo de pessoa afetada pela empresa é o acionista.
Numa sociedade de economia livre a empresa deve ser lucrativa de tal forma a poder pagar seus dividendos a seus acionistas, isso é muito importante.
Aos vizinhos da empresa devem ser respeitados através do controle ambiental, evitando-se que a empresa polua o meio ambiente.
Qualidade total são todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas, e a sobrevivência da empresa.
Na empresa a qualidade é uma filosofia de administração essencialmente participativa, onde seus pressupostos básicos são: Todos pensam, todos devem colaborar, todos criam, todos podem.
O controle é exercido por todos os colaboradores da empresa, de forma harmônica e metódica.
Essa  é a essência da qualidade total na empresa .
É o verdadeiro objetivo de qualquer organização humana: satisfação das necessidades de todas as pessoas.
Inovar promovendo o crescimento da empresa através do crescimento daqueles que formam, especialmente seus colaboradores que encontram na qualidade do trabalho uma fonte de alegria, prazer e muita satisfação.
Acho que o grande desafio das empresas é quebrar esses paradigmas que às trouxeram até os dias de hoje e proporcionar treinamentos para seus colaboradores.
Só assim o colaborador de uma empresa pode lidar com essas variáveis de constantes mudanças no trabalho e no mundo.
Esse é o perfil hoje, do cidadão que agrega valor à sociedade e a ele mesmo no trabalho, nos seus  relacionamentos e na família.
Tem que ter sempre em mente que à aprendizagem é contínua.


PS- Na introdução da qualidade total na empresa que trabalhei, aprendemos que a preocupação com a sobrevivência da empresa deve ser acrescida e perpetuada a longo prazo.
Assumir novas práticas de administrar voltadas para a construção do futuro da empresa, aliada a satisfação dos seus colaboradores, clientes e seus acionistas. 
Está envolvido com a qualidade total é uma nova postura dos colaboradores na empresa.

Cristóvão Martins Torres

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