O processo de memória, tomada de decisão e atenção, foi tema de um artigo divulgado pela Revista Multidisciplinar Ciência Latina. O estudo traz estratégias que favorecem a aprendizagem funcional, por meio da memorização e análise e estimula o desenvolvimento da criatividade tanto na escola, quanto no meio social. A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Karla Ivonne Jaime Zamudio e Ignacio de Jesús López Álvarez, sob minha orientação.
Os avanços tecnológicos que tem como finalidade simplificar as atividades diárias do ser humano, também tem provocado a perda de capacidades, o que gera preguiça mental, distorce a realidade e limita a capacidade de concentração e imaginação. O cérebro deve ser colocado mais uma vez no foco da atuação intelectual, já que é esse órgão que gera aprendizagem significativa.
Um dos fatores sociais que está reduzindo a capacidade de memorização nos indivíduos é a utilização excessiva da internet e dispositivos eletrônicos, principalmente quando não são usados para fins criativos, pedagógicos e ilustrativos.
Para desenvolver a inteligência, compreensão e memória, existem mecanismos, como a ginástica cerebral ou treinamento cognitivo que ajuda a estimular os neurônios e suas interações em favor de uma neuroplasticidade funcional que se adapta às necessidades. A inteligência faz parte do processo de memorização, onde uma determinada região do cérebro pode se desenvolver ou atrofiar de acordo com a falta de estímulos específicos.
Entre as dicas de exercícios que podem ajudar a aumentar a quantidade de informações memorizadas, além de reduzir a possibilidade de desenvolver déficit de memória no futuro, estão: preparar um ambiente antes de iniciar o estudo; ler o texto em voz alta; anotar informações por tópicos; dividir os tópicos em folhas coloridas; entre outras dicas.
Artigo publicado: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/2061/2980
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