quarta-feira, 9 de novembro de 2022

NATAL DE LUZ DE OURO PRETO É LANÇADO NACIONALMENTE E DEVE ATRAIR 100 MIL PESSOAS

http://www.jornaloliberal.net 

 Ouro Preto

09 de novembro de 2022
Créditos: Ane Souz

Evento é realizado por meio da lei de incentivo a cultura, com investimento de R$ 800 mil da Cedro Mineração

Lucas Porfírio

A histórica Ouro Preto, pela primeira vez, pode integrar o calendário oficial de comemorações de fim de ano no país. Nesta terça-feira (08/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foi apresentado o Natal de Luz da cidade, que promete ser o mais mágico de todos os tempos. 

A estimativa é que, aproximadamente, 100 mil visitantes passem pelo município, entre os dias 12 de novembro, quando a programação é oficialmente aberta, e 08 de janeiro de 2023. Com isso, a cidade espera gerar um recurso comercial de mais de R$ 50 milhões. 

A decoração natalina, além das luzes, conta com a maior árvore de Natal de Minas Gerais, com quase 18 metros de altura. Com o tema “História e Magia”, o Natal Luz de Ouro Preto celebra, ainda, o fim do “Ano da Mineiridade”, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Felipe Guerra, é a primeira vez que a cidade patrimônio tem um projeto de natal divulgado de maneira ampla e nacional. 

“Esse evento de natal é muito desejado por todo trade turístico, todo comércio. O turismo é uma atividade sazonal e quando chegava em novembro e dezembro tínhamos uma grande lacuna no calendário cultural, não existia um grande evento natalino que iria até o réveillon. Agora nós temos e a prefeitura não está gastando, pois é um projeto de lei de incentivo”, completou Guerra. 

O secretário disse acreditar que Ouro Preto, com o passar dos anos, possa ser comparado com grandes destinos natalinos, como é Gramado, por exemplo. “Esse é um momento que a gente tem as luzes e traz toda a magia do Natal. Vamos ter o nosso Papai Noel, mas nós vamos também incentivar grupos culturais de Minas. O Natal de Luz de Ouro Preto é um Natal cultural. É um produto criado através das luzes, como a maioria dos destinos no Brasil faz, mas com um grande diferencial que é essa mineiridade”, finalizou.  

Para a secretária de Turismo e Cultura de Ouro Preto, Margareth Monteiro, a execução do Natal Luz é a realização de um sonho da cidade. “No dia 12, estão todos convidados para acender as luzes. Não apenas as luzes de led ou de pisca. Mas, também, as luzes do nosso coração, da nossa consciência, da nossa liberdade, da nossa igualdade e da nossa fraternidade. São esses sentimentos que Ouro Preto registra na memória nacional”, afirmou Monteiro. 

Marília Palhares Machado, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), ressaltou que o evento em Ouro Preto é fundamental para a Secult, uma vez que ele comprova a conexão entre turismo e patrimônio cultural. “Temos que trabalhar no sentido do patrimônio cultural sustentável e o turismo é o pilar que dá sustentabilidade para o patrimônio. Ouro Preto terá um grande benefício com essa circulação de pessoas, o patrimônio cultural é destinado à sociedade e esse projeto faz essa articulação. Outro detalhe que acho muito importante nesse projeto é o fato de ser o encerramento do ano da mineiridade que foi tão bem conduzido pela Secult e pelas outras instituições ligadas ao sistema. Teremos a luz iluminando e finalizando esse projeto, através do natal, que traduz a necessidade de vivermos novamente a cultura da paz”, disse Machado. 

Álbum de Fotos

    

 Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário