Sem dúvidas, muitos desses acabam posteriormente se firmando como pessoas de extrema inteligência e, no caso de crianças, os cada vez mais falados superdotados. Sobre isso, o pós PhD neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, especialista em estudos sobre inteligência e membro de quatro sociedades de alto QI, apontou como podemos identificar essas pessoas e que características as diferenciam até mesmo de outras que possuem mentes brilhantes.
"Não é difícil detectar os pormenores que separam a inteligência, quantificando, sem números, mas na percepção, o tamanho da inteligência de uma pessoa. Essa análise também se dá através da inteligência, de quão desenvolvida é a cognição do analista", iniciou.
Segundo ele, são várias nuances no comportamento, que precisam ser levadas em consideração. Fora as básicas que são: criatividade de raciocínio, curiosidade, vontade em buscar respostas e alta tomada de decisão, assim como percepções preventivas mais assertivas. Também conforme ele, uma outra análise bem fácil de distinguir é o interesse e realizações em vários campos, podendo se aprofundar na busca de conhecimentos até mesmo totalmente distintos.
"Uma outra análise bem fácil de identificar é a desenvoltura e dinâmica em encontrar soluções, às vezes, para as coisas que parecem mais simples como uma resposta linear com aprofundamento. Assim como a capacidade em respostas rápidas para lidar com problemas novos", mencionou.
Ainda conforme Fabiano podemos atribuir aos sinais que podem identificar tais mentes podem ser acrescentados os seguintes fatos:
Um apetite por informação e conhecimento, que inclui não apenas curiosidade, mas também uma verdadeira necessidade de estímulo intelectual;
A capacidade de entender rapidamente seus argumentos sem a necessidade de muita explicação, talvez até antecipando a conclusão final antes de se chegar a ela;
Identificar implicações e consequências interessantes de seus argumentos que você mesmo não havia considerado;
Exibições de percepção rápida, forte capacidade de aprendizado e habilidades substanciais de resolução de problemas;
Um amplo escopo e/ou profundidade de conhecimento;
A capacidade de perceber e apreciar os talentos e realizações relevantes dos outros.
Sobre Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.
Fabiano de Abreu
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário