http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
27 de novembro de 2023Por Lucas Porfírio
A Prefeitura de Ouro Preto divulgou uma série de medidas que devem ser adotadas em relação à meningite bacteriana no município. A doença inflamatória afeta as membranas que envolvem o cérebro, podendo ser causada por bactérias ou vírus.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, na última semana, a cidade passou por uma situação delicada envolvendo a suspeita de meningite. O caso já foi descartado. “Uma das crianças que frequentam nossas creches passou mal e precisou de internação. Suspeitou-se de um quadro de meningite. [...] Os resultados saíram e são negativos para a meningite. Trata-se de um quadro infeccioso mais grave”, afirmou Moreira.
Mas, diante da suspeita, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, adotou estratégias para proteção das demais crianças. Dentre elas, o uso de profilaxia em todas as crianças da sala da criança com suspeita. “É um medicamento que tem por objetivo diminuir o número de micro-organismos na pele das pessoas, evitando novas contaminações. A Secretaria Municipal de Educação, optou por suspender as aulas da creche com o objetivo de fazer uma higienização de todos os espaços. Essa suspensão foi por três dias e as aulas retomaram hoje na segunda-feira dia 27”, explicou o secretário de saúde.
Leandro ainda desmentiu algumas notícias falsas que circulavam nos grupos da cidade. De acordo com ele, é mentira que existem oito crianças no município com a doença. Sendo assim, o município divulgou medidas preventivas para evitar possíveis doenças transmitidas por aerossol ou por gotículas.
Em casos suspeitos ou confirmados, é importante que a pessoa afetada seja imediatamente isolada e que sejam realizados protocolos de limpeza e desinfecção do espaço. Ainda, é preciso adotar algumas medidas preventivas, como a lavagem frequente das mãos, o uso adequado de lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar aglomerações.
Crianças menores de cinco anos são mais vulneráveis à infecção. Por isso é necessário que os pais fiquem atentos aos sintomas. A doença é tratada com o uso de antibióticos após avaliação médica. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas contra alguns tipos de meningite.
Saiba quais sintomas devem ser observados:
- Febre alta;
- Dor de cabeça intensa;
- Rigidez no pescoço;
- Vômitos frequentes;
- Confusão mental;
- Manchas na pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário