terça-feira, 28 de novembro de 2023

Um iceberg 3x maior que SP pode colocar espécies em risco


MUNDO

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

O maior do mundo todo. Esse bloco de gelo que você vê na foto é o A23a, que tem simplesmente 4 mil km² e é mais de 3x maior que a cidade de São Paulo. Depois de 37 anos parado, o iceberg voltou a se movimentar.

Para se ter uma ideia, pensando na espessura, a plataforma de gelo tem 400 metros, o que é o mesmo que a altura do morro do Pão de Açúcar, no RJ — a diferença é que um está parado e o outro está à deriva pelas águas da Península Antártica.

  • Por causa do seu tamanho e peso, com quase 1 bilhão de toneladas, o movimento pegou os cientistas de surpresa, já que era muito improvável que ele fosse voltar a se mover.

Como ele se soltou? O iceberg, que já abrigou uma estação de pesquisa soviética, sofreu o impacto de fortes ventanias e foi empurrado pelas correntes marítimas. A mais pura aleatoriedade da natureza.

Fato é que, agora, ele está 100% solto e indo em direção ao chamado “beco dos icebergs”, que funciona como uma espécie de estacionamento de blocões de gelo no Oceano Antártico.

Por que isso importa? Se seguir a rota esperada, o A23a pode ficar encalhado na ilha da Geórgia do Sul, causando um problemão para a vida selvagem na Antártida.

Milhões de focas, pinguins e aves marinhas não vão mais conseguir acessar seus habitats, correndo risco de mortes em massa e, no pior dos casos, extinção de algumas espécies do fundo do mar.

Além do iceberg, o que mais é destaque pelo nosso maravilhoso mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário