terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Conservação das Estradas de Mina(Mineração)

1- Introdução- objetivo de definir os parâmentros básicos para conservação de estradas, regularizando os detalhes e métodos de execução dos acessos, para caminhões.
As normas recomendadas visam especialmente a obtenção de um sistema de transporte mais viável nos aspectos de segurança e economina.

2- Parâmetros Geométricos:
- Largura
- Curvas
- Rampas
- Super elevação

3- Detalhes sobre a conservação
- Drenagem
- Capeamento da pista de rolamento
- Leiras de proteção
- Rampas de segurança e leiras de colisão
- Iluminação
- Sinalização

4- A metodologia para a construção distribuída em etapas deve ser a seguinte:
Primeira etapa- escolha do material
Segunda etapa- transporte e basculamento
Terceira etapa- alinhar o material
Quarta etapa- altura padrão
Quinta etapa-acabamento

5- Durante todo o serviço deve haver acompanhamento da topografia, para verificar como está ficando o greide da estrada.
Na segunda etapa e quinta etapa; a marcação topográfica deve estar totalmente pronta antes do início dos serviços.

6- Todo supervisor de mina deve estar sempre atentos a "distância média de transporte" da mina(DMT).
Em muitos casos você diminui uma DMT de uma estrada, com isso ganha tempo no ciclo dos caminhões, tem menos gastos de combustível e menor gastos dos pneus.
Isso tudo afeta o custo do seu produto, no nosso caso; minério.
Quanto mais você dimunir o custo para produzir, melhor para a empresa.
Tudo que for feito de melhoria em uma mina, deve ser colocado e analisado pela supervisão; Custo e Benefício da melhoria.
Quando você tem uma mistura de; homens, máquinas, combustível, pneus, produção, meio ambiente, competitividade e mercado, desemprego, a supervisão tem que ter sempre a visão de; Custo x Benefício e Segurança.
O olhar por essa ótica é o grande difrencial do supervisor.
Existe uma diferença muito grande entre supervisionar uma mina e tocar uma mina!

OBS- Na manutenção da estrada de uma mina, é importante que comece a mexer nela, bem antes do período da chuva.
Na empresa que trabalhei no mês de agosto, já começávamos a forrar e preparar as estradas para o período chuvoso.
Por isso os nossos problemas quando da chuva, eram bem menores.
A produção caía um pouco, mas não inviabiliza o tráfego de caminhões.
Óbvio que em toda mina a produção diminui no período da chuva, em razão da diminuição da velocidade dos caminhões, e da estrada que mesmo sendo preparada para enfrentar a chuva, não deixa de causar burrachdos e depressão na pista de rolamento.
Como medída de segurança nesse período de chuva não era permitido carros de outras áreas trafegarem na mina, só com autorização da supervisão da mina.
Outra medída de segurança que adotávamos, era de carrerão com os caminhões, para evitar encontros entre eles e ficar perigoso, já que a estrada fica muito escorregadia nesse período de chuva.


Cristovão Martins Torres




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