Na mineração que trabalhei por vários anos, vivenciei a introdução da qualidade total na empresa.
Foi um processo muito demorado, onde demandou muitos treinamentos aos colaboradores, mas que valeu a pena, porque o crescimento foi geral; da empresa e dos colaboradores.
Para conseguirmos os certificados das ISOS, tivemos que passar por muitos treinamentos.
ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 14000.
Veja abaixo o lado técnico e o lado humano do controle:
A
metodologia da qualidade total fundamenta-se no estabelecimento de um conceito
de qualidade, que atualmente é mais amplo que há alguns anos atrás.
Qualidade não
é somente um produto encaixar-se nas especificações estabelecidas pelo cliente.
Uma empresa
só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a
satisfação das necessidades das pessoas, este é seu objetivo principal.
Na qualidade
a primeira prioridade da empresa são os consumidores.
É vital para
a empresa que eles sintam satisfeitos por um longo período após a compra de um
produto ou utilização do seu serviço.
Um segundo
tipo de pessoas afetadas na empresa é o colaborador.
A empresa
deve se esforçar para pagar-lhe bem, respeitando como ser humano e dando
oportunidade de crescimento, dando-lhes treinamentos constantes.
Um terceiro
tipo de pessoa afetada pela empresa é o acionista.
Numa
sociedade de economia livre a empresa deve ser lucrativa de tal forma a poder
pagar seus dividendos a seus acionistas, isso é muito importante.
Aos vizinhos
da empresa devem ser respeitados através do controle ambiental, evitando-se que
a empresa polua o meio ambiente.
Qualidade
total são todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das
pessoas, e a sobrevivência da empresa.
Na empresa a
qualidade é uma filosofia de administração essencialmente participativa, onde
seus pressupostos básicos são: Todos pensam, todos devem colaborar, todos
podem.
O controle é
exercido por todos os colaboradores da empresa, de forma harmônica e metódica.
Essa é a essência da qualidade total na empresa .
É o
verdadeiro objetivo de qualquer organização humana: satisfação das necessidades
de todas as pessoas.
Inovar promovendo o crescimento da empresa através do crescimento daqueles que formam, especialmente seus colaboradores que encontram na qualidade do trabalho uma fonte de alegria e muita satisfação.
OBS- Na introdução da qualidade total na empresa que trabalhei, aprendemos que a preocupação com a sobrevivência da empresa deve ser acrescida e perpetuada a longo prazo.
Assumir novas práticas de administrar voltadas para a construção do futuro da empresa, aliada a satisfação dos seus colaboradores, clientes e seus acionistas.
Está envolvido com a qualidade total é uma nova postura dos colaboradores na empresa.
Está envolvido com a qualidade total é uma nova postura dos colaboradores na empresa.
Cristovão Martins Torres
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