Uso de Metodologia conhecida como BIM será disseminada com a criação de Câmara Temática da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura , liderada pelo Deputado Julio Lopes (PP/RJ)
Em 2019, o Tribunal de Contas da União (TCU) analisou mais de 38 mil obras com recursos federais, e observou que pelo menos 37% se encontravam paralisadas ou abandonadas, com investimento total previsto de R$ 144 bilhões.
São inúmeros os problemas que impactam o atraso no planejamento, início e conclusão de obras de infraestrutura pelo Brasil e elevam os custos das obras públicas, diminuindo a confiabilidade do país para investimentos privados, tão necessários ao setor de infraestrutura (saneamento, portos, ferrovias, rodovias e outros).
O país precisa avançar na gestão integrada de suas obras, garantindo transparência em todas as etapas, ampliando eficiência, reduzindo custos e aplicando metodologias integradas que permitam os avanços que outros países do mundo já experimentam.
Diante do exposto, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura -Frenlogi lança a Câmara Temática do BIM na Infraestrutura, com o desafio de disseminar a metodologia BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção, como requisito indispensável para o planejamento, acompanhamento e, especialmente, fiscalização de obras públicas de infraestrutura no Brasil.
O BIM une tecnologia e metodologia de gestão integrada de todo o projeto a ser executado, com uma visão antecipada das possíveis interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida da obra, reduzindo as chances de improvisação na execução, ampliando assertividade de tempo de obra e garantindo que o cronograma e orçamento previstos sejam respeitados.
Para assumir a vice presidência da Câmara Temática do BIM, a Frenlogi convidou o deputado Júlio Lopes (PP/RJ), que toma posse a partir do dia 14 de julho em evento de Lançamento da Câmara Temática, a ser transmitido ao vivo pelo canal do youtube da Frente Parlamentar, às 10h.
CÂMARA TEMÁTICA DO BIM VAI DISSEMINAR METODOLOGIA PARA INFRAESTRUTURA
Para que o Brasil possa realizar uma mudança radical no cenário atual de gestão de obras públicas é imprescindível adotar novas tecnologias e novas concepções de trabalho e, nesse sentido, a adoção da metodologia BIM apresenta-se como desafio incontornável.
A metodologia amplamente utilizada em outros países, proporciona redução de erros de compatibilidade do projeto, maior confiabilidade dos processos e etapas das obras, mais precisão e transparência no planejamento e controle de obras, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados, além de otimização dos prazos e aumento de produtividade.
O evento marca o início deste desafio que contará com a curadoria técnica do Instituto Brasil Logística – IBL, empresas e entidades especializadas e parceria com a Frente Parlamentar do BIM, para fomentar o debate acerca da regulamentação, da disseminação e cultura de implantação da metodologia nos próximos anos.
Participarão do evento de lançamento, o senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi, o deputado federal Julio Lopes (PP/RJ), o deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA), presidente da Frente Parlamentar do BIM, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de Santa Catarina, Carlos Alberto Kita, o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Mario William Esper, o vice-presidente do Instituto Brasil Logística, Tiago Lima, Washington Luke, diretor de engenharia da VALEC e representante do Ministério da Infraestrutura.
Lançamento Câmara Temática do BIM
Data: 14 de julho (quarta-feira)
Horário: 10h
Nenhum comentário:
Postar um comentário