quinta-feira, 15 de julho de 2021

PARQUE NATURAL MUNICIPAL CACHOEIRA DAS ANDORINHAS PASSA POR REVITALIZAÇÃO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

12 de julho de 2021
Pedra do Jacaré

Lucas Porfírio

O Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas passará por um processo de revitalização. A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através da Secretaria de Meio Ambiente, firmou nova parceria com a Fundação Gorceix, que ficará responsável pela gestão do local  e pelas atividades de educação ambiental e patrimonial dentro do espaço. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, foi realizado um diagnóstico em face do abandono do parque. “Ele não ficou totalmente fechado nos últimos anos, tiveram inclusive pessoas devotadas trabalhando no parque, mas, sem a devida infraestrutura e apoio, muitas vezes, investindo até recursos próprios. A gente precisa enxergar o parque institucionalmente, dentro de uma ação orçamentária de política pública do município”, completou Chiquinho. 

Pedro Rodrigues, diretor municipal de parques e áreas protegidas, explicou que, inicialmente, será realizada a recuperação da sinalização informativa e educativa, para a reabertura que ocorre nesse mês de julho. “Nós vamos reabrir e entregar o parque para a comunidade, já prevendo melhorias físicas na unidade de conservação, para poder atender com mais qualidade e conforto a comunidade que frequentar o parque. Mas, sem esquecer do principal objetivo de uma unidade de conservação: preservar todo meio ambiente, fauna, flora, riquezas minerais e hídricas", afirmou o diretor.  

Está previsto um investimento anual de aproximadamente meio milhão de reais para a parceria com a Fundação Gorceix, que “[...] agora está em fase de mobilização e em breve a gente vai devolver para sociedade ouro-pretana esse importante equipamento ambiental e turístico de Minas gerais”, esclareceu o secretário de meio ambiente.  

Ainda será investido mais meio milhão de reais com a reestruturação predial, que inclui: sede, portarias, banheiros, quadras, campo de areia, campo de futebol, parquinho e guarda corpos. “Tudo isso a gente encontrou bem deteriorado. Mas, com o empenho dos funcionários efetivos, já conseguimos melhorar algumas coisas. Hoje temos condições de receber visitantes, o parque está limpo, mas precisamos de pessoal para atender e orientar. Estamos trabalhando para reabrir o quanto antes”, contou Pedro.

O Parque Ambiental Municipal das Andorinhas é o mais visitado em Ouro Preto. É nele onde nasce o Rio das Velhas. Segundo Chiquinho de Assis: “O Rio das Velhas leva água para Belo Horizonte. A água que nasce no Parque das Andorinhas abastece cerca 4,5 milhões de moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, então é um parque de suma importância”. 

Chiquinho explicou ainda que todos os recursos investidos na recuperação e gestão do Parque são de fonte própria, ou seja, dos impostos, tributos e taxas recolhidos da população ouro-pretana. “A gente tá buscando parcerias. Devido a importância do nascedouro do Rio das Velhas, principal afluente do São Francisco, [...] a gente vai buscar parceiros para aliviar as contas do município e ter investimento de pessoas que fazem uso da água. Hoje, a COPASA em Belo Horizonte é a principal usuária da água que nasce nas Andorinhas”. 

De acordo com o secretário de meio Ambiente, a COPASA foi oficializada através do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas para que possa adotar o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas. “Isso não é privatizar, isso não é passar (o parque) para COPASA. Isso é ela patrocinar, investir, mas com gestão municipal. O parque continua sendo do povo de Ouro Preto”, finalizou Chiquinho de Assis. 


Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário