domingo, 11 de julho de 2021

OURO PRETO CELEBRA 310 ANOS COM PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE JULHO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto
09 de julho de 2021


Por Lucas Porfírio

A histórica Ouro Preto celebrou no dia 08 de julho 310 anos. A data marca a elevação dos arraiais mineradores à Vila Rica de Ouro Preto, pelo governador Antônio de Albuquerque. Apesar da pandemia de covid-19, o aniversário da cidade tem vasta programação durante o mês de julho.

Segundo a secretária municipal de cultura e patrimônio, Margareth Monteiro, “nós não poderíamos passar pelo aniversário de Ouro Preto sem um registro. Por isso nós organizamos atividades com poucos espectadores. [...] O aniversário conta com várias atividades, grande parte online, e tem um programa com grandes músicos e importantes artistas [...], exposições que para serem vistas basta o agendamento”.

Marcando as comemorações, às 12h da quinta-feira, os sinos das igrejas de Ouro Preto tocaram em conjunto, a chamada sinerata. Com toque festivo, a ocasião homenageou ainda os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à covid.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, explicou que “esse é o dia da cidadania ouro-pretana. Essa programação é muito rica, embora simples, cheia de acontecimentos carregados de significados. [...] Com isso nós conseguimos marcar o aniversário da cidade, projetar o nome de Ouro Preto e a ideia de que estamos de portas abertas para o turismo, sem promovermos nada que agrida os protocolos de segurança”.

No dia que o Município celebra seus 310 anos, a Câmara da cidade também faz aniversário. Foi com a criação de Vila Rica que se constituiu a primeira Câmara Municipal de Ouro Preto. Luiz Gonzaga, presidente da casa legislativa, ressaltou que “é muito importante celebrar o aniversário da cidade, a Câmara Municipal, através da sua representatividade democraticamente eleita, estar participando dos 310 anos, podendo contribuir para nossa cidade nunca deixar a história ser abandonada”.

E foi olhando para a história que a Prefeitura Municipal mirou o futuro de Ouro Preto, afirmou Angelo. Na Praça Tiradentes, encontra-se a mostra fotográfica “Espelho da Memória” com fotos de autoria de Luiz Fontana, fotógrafo que registrou a cidade entre as décadas de 1930 e 1960. “São grandes registros de Ouro Preto nessa época. Através da internet, é possível ver a foto antiga com a foto atual, feita pela grande fotógrafa Ane Souz. [...] Essas fotos nos mostram a Ouro Preto do passado numa perspectiva de futuro”, completou o prefeito.

Angelo Oswaldo ressaltou ainda que olhar para o passado pensando no futuro é fundamental, uma vez que a cidade está revendo o seu plano diretor: “Vencido 10 anos, esse plano tem que ser revisto. É uma obrigação legal”. O plano diretor “propicia o desenvolvimento do município no eixo socioeconômico e físico, equilibrando interesses dos moradores e da iniciativa privada com direitos coletivos, como a preservação do patrimônio cultural e ambiental”.

A expectativa é que no aniversário de 311 a cidade possa oferecer uma grande comemoração: “Em breve estaremos todos juntos e ano que vem nós queremos trazer para Ouro Preto tudo que a gente não pode oferecer esse ano por conta da pandemia. Então, que todos nós estejamos vacinados e nos cuidemos até que a população possa, de fato, assumir a liberdade de tirar as máscaras”, relatou Margareth.

Para conferir a programação completa do aniversário de Ouro Preto basta acessar o site ou as redes sociais da Prefeitura do Município.

Álbum de Fotos

 


Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário