quarta-feira, 7 de julho de 2021

MUSEU DAS REDUÇÕES REABRE EM CACHOEIRA DO CAMPO

  http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

07 de julho de 2021
Imagem - Sherlley Lima

Por Karina Peres

Fechado para visitação desde 2016, o Museu das Reduções, reabriu e conta com diversas novidades. Uma delas é a de que agora, ele faz parte de um complexo turístico, educativo e cultural, à margem da Rodovia dos Inconfidentes, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto.

No mesmo local do acervo do Museu, os visitantes também vão encontrar um restaurante e lanchonete de qualidade, espaço para reuniões empresariais, playground, sanitários, WIFI, posto de combustível, anfiteatro e belo paisagismo, tudo com fácil estacionamento. Segundo o diretor do Museu, Carlos Alberto Xavier de Vilhena, essa novidade evitou que o Museu fosse embora de Ouro Preto e de que perdesse o seu acervo. “Nós tínhamos como principal dificuldade, o complicado acesso no interior do Distrito de Amarantina, sendo que essa foi a razão crucial para o fechamento do Museu em 2016. Mas agora, contando com essa excelente infraestrutura, seremos determinantes para o desenvolvimento do turismo na região de Cachoeira do Campo, que já conta com importantes atrativos”, informou o diretor.

O Museu das Reduções conta com um acervo de 29 réplicas de edificações de todo o Brasil, como o Farol da Barra de Salvador, a Câmara Municipal de Mariana e a Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto. O diretor informou que o acervo do Museu é conhecido nacionalmente e já foi eleito uma das principais atrações do Brasil. “O Guia 4 Rodas elegeu o Museu das Reduções como a principal contribuição artística no ano de 2006. São 29 reduções perfeitas, em escala de 1:25, com incrível riqueza de detalhes e fidelidade ao modelo original. Além disso, o visitante passeia por 24 municípios de 15 estados do Brasil, além de observar a evolução de nossa arquitetura em cinco séculos”, destacou Carlos.

O Museu também cumpre um papel social. Por meio de projetos pedagógicos, a instituição já atendeu mais de 5 mil alunos da rede pública de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e outras regiões vizinhas. Agora, segundo Carlos, o Museu deseja expandir o projeto, atingindo mais cidades e mais alunos. “Já temos projeto aprovado nas leis de incentivo para dar continuidade às ações desenvolvidas com cerca de 25 mil alunos de escolas públicas dos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Nova Lima, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto e Ponte Nova. Além das ações educativas pretendemos também realizar eventos artísticos e culturais, no entorno do Museu, com atrações artísticas, brinquedos, pipoca, algodão doce para a criançada, feiras de artesanato e gastronomia, dentre outras”, afirmou o diretor.

Ele informou que as ações citadas serão realizadas após a pandemia, mas que o Museu está aberto para visitações. Carlos explicou que está sendo seguido um rigoroso protocolo de visitação, elaborado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus). Além disso, para evitar o manuseio de dinheiro, estão aceitando cartão, pix e compra online. O Museu abre às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Porém, no mês de julho, a partir do dia 8, o Museu estará aberto todos os dias, também das 9h às 16h. E nesta sexta, 09/07, haverá uma visita do prefeito Angelo Oswaldo, marcando o momento de reabertura do museu para toda comunidade.


Jornal O Liberal 

Região dos Inconfidentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário