O MAIOR FESTIVAL DE GASTRONOMIA DO PAÍS REÚNE MAIS DE 200 ATRAÇÕES ENTRE FESTINS, CURSOS, LIVES, DICAS, SHOWS E AÇÕES SOCIAIS
O maior e mais tradicional evento de gastronomia do Brasil tem sua próxima edição confirmada: o 24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes será de 18 a 26 de setembro, em formato híbrido – com ações presenciais na cidade mineira, respeitando todos os protocolos sanitários, além de uma programação online, sucesso absoluto no ano passado. O evento, um dos únicos festivais do Brasil a se reorganizar rapidamente em formato online durante a pandemia, começa a retomar as suas atividades em 2021 com 13 grandes chefs preparando jantares, cerca de 15 produtores na Mercearia Fartura presencial e mais de 30 no e-commerce, 36 cursos virtuais, 32 shows musicais online, além de lives, dicas, muito conteúdo de qualidade e ações sociais.
Os festins – jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos, estão entre as atrações mais aguardadas do festival. É neste momento que os chefs têm a oportunidade de trocar experiências e inovar na criação dos pratos. Este ano, eles acontecem com vagas limitadas em seis restaurantes de Tiradentes, onde o chef anfitrião recebe um nome nacional. As duplas, escolhidas pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher são:
- Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino – São Paulo – SP);
- Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam - Rio de Janeiro, RJ);
- Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah - São Paulo, SP);
- Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia - Belo Horizonte, MG);
- Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca - Belo Horizonte, MG);
- Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco), Katia Barbosa (Aconchego Carioca - Rio de Janeiro, RJ) e Ronie Peterson (SENAC).
“Este foi mais um ano difícil para todos do setor de gastronomia e, principalmente, de eventos. Em 2020 nos reorganizamos rapidamente e realizamos o evento em forma digital, com o objetivo de ajudar na recuperação da cidade. Agora, já conseguimos dar um passo adiante e teremos uma programação presencial, que será complementada pelas ações virtuais deixando o evento com característica híbrida. Será um passo importante, pois temos a esperança de, em 2022, quando o Festival completa 25 anos, fazermos uma grande celebração em Tiradentes como sempre foi”, explica o diretor geral do evento, Rodrigo Ferraz.
O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado pelo projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, apresentado pelo Bradesco, conta com patrocínio da Claro, Gasmig e Stella Artois, apoio da Rivelli, Verdemar e Sebrae Minas e parceria cultural do Sesc e Senac em Minas.
Festins
Os jantares exclusivos acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro, nos restaurantes Mia, UaiThai, Ora, Pacco & Bacco, Gourmeco e Tragaluz, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes. Os chefs de cada restaurante conceberam, junto aos convidados nacionais, pratos exclusivos para o Festival. Será a oportunidade de ver os melhores cozinheiros locais em ação com: a premiada Bel Coelho; Bruna Martins, destaque no programa Mestre do Sabor; o experiente Jorge Ferreira; Kátia Barbosa, jurada do programa Mestre do Sabor; Paulo Shin, que fez carreira em Nova York; e Roberta Ciasca, premiada diversas vezes, logo que se lançou na gastronomia.
Mercearia Fartura
Valorizar o pequeno produtor e a cultura de Minas Gerais está no cerne do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A Mercearia Fartura será presencial e virtual.
No Largo das Forras, de 17 a 19 e de 24 a 26 de setembro, um destaque especial será para os produtores da Serra da Mantiqueira, onde foi realizada uma expedição recente junto ao Sebrae MG, que visitou seis produtores de café, pé-de-moleque, azeite, geleia, queijo e mel. E as curadoras escolheram seis restaurantes de Tiradentes para criarem pratos com esses produtos. Tanto na Mercearia, quanto nos restaurantes, os clientes poderão acessar um QR Code que leva a um vídeo, mostrando o caminho de cada ingrediente da origem – na Expedição Fartura/Sebrae Minas – ao prato, passando pela cozinha do chef até a mesa. Estarão disponíveis, ainda, os produtos de expositores do projeto Origem Minas, também em parceria com o Sebrae, e da Bodega do Ceará, que tem o Governo do Ceará e CeArt como parceiros. A Mercearia Fartura também terá uma vitrine virtual, que leva a mais de 30 produtores, na qual o público de todo o Brasil poderá fazer suas encomendas.
Tour Gastronômico
Como é tradição em Tiradentes, durante o Festival de Gastronomia, todos os restaurantes da cidade são convidados a integrar a programação e se mobilizam para receber o público, criando pratos exclusivos, menus e receitas especiais. Seis deles terão destaque, pois terão pratos criados com os produtos da Serra da Mantiqueira.
Cursos gastronômicos
Compartilhar conhecimento é uma das premissas do Projeto Fartura e com os cursos e transmissões online, mais pessoas podem ter acesso ao conteúdo de qualidade gerado por grandes nomes da gastronomia.
Entre as aulas estão: a chef Mariana Gontijo ensina a fazer Comida de Reinado, enquanto André Pagannini apresenta comida de Buteco. Os segredos do tropeiro perfeito serão revelados pelo chef João Lombardi. Flávio Trombino é convidado para ensinar o preparo de sua caponata de jiló e uma bela torta de maçã fica por conta de Vanessa Vicente.
O público também poderá conferir palestras com temas e profissionais diversos. É o caso de “Cozinha Afetiva - A gastronomia como ferramenta de reaproximação”, com Bruno de Oliveira; “Bolinho de Porco com Pão de Queijo” e “Feijão de Capitão”, com Adriano Vilhena; “Cobu, tradição e possibilidades”, com Renato Lobato; “Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal”, com Luciano Avelar; “Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional”, com Djenane de Souza Guimarães; “A simplicidade artesanal”, com Flávio Gomes e muito mais.
Dica do Chef
Profissionais que sabem tudo sobre cozinha e gastronomia compartilham seus segredos com o público na seção online “Dica do Chef”. Dezena de vídeos estarão disponíveis com dicas que incluem desde harmonizações, técnicas de preparo, até utensílios corretos para cada etapa de um prato.
Fartura de Amor
A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil realiza ações sociais em todos os seus eventos e não seria diferente nesta edição. Desta vez, o Fartura de Amor conta com uma parceria com o futuro restaurante Liberdade, um projeto inovador e inédito no Brasil que terá uma cozinha dentro da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São João del-Rei. O Fartura de Amor acontecerá em duas etapas, sendo que a primeira contará com chefs de cozinha preparando refeições para os recuperados da instituição e a segunda terá a mesma proposta, porém voltada para a população carente do Campo das Vertentes.
Atrações culturais
Nesta edição, os shows e apresentações teatrais se concentrarão inteiramente nas plataformas digitais do Fartura – Gastronomia do Brasil. Dessa forma, mais pessoas podem curtir as atrações que foram selecionadas a dedo pelo curador Pedro Crivellari. Entre as mais de 30 atrações estão: Mestrinho, sanfoneiro que compõe a banda de Gilberto Gil; Duo Mitre – das irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão); a flautista e compositora Marcela Nunes; Daniel Souza e seu quarteto, entre outros.
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes faz parte da Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil, que tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:
Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 90,5 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.
Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.
Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas; o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas e o Festival Fartura Du Brasil, simultâneo em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Brasília, com uma audiência de 9 milhões de pessoas.
PROGRAMAÇÃO
24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Data: 18 a 26 de setembro de 2021
Acesso: farturabrasil.com.br
Mais informações:
https://www.instagram.com/farturabrasil/
Mayra Lopes| Doizum Comunicações
Rua Antônio de Albuquerque, 377, sl. 8
Savassi, BH, MG
www.doizum.com | facebook.com/DoizumCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário