quarta-feira, 22 de novembro de 2023

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: APRESENTAÇÃO DE HIP HOP E CAPOEIRA MARCAM A DATA NA CÂMARA DE ITABIRITO

 http://www.jornaloliberal.net

Itabirito

22 de novembro de 2023

Por Lucas Porfírio 

No dia 20 de novembro, foi celebrado em todo território brasileiro o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído por meio da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011. A data faz alusão ao Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, um símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão no Brasil. 

E em Itabirito, o Dia da Consciência Negra é instituído pela Lei Municipal n° 3.051, com o intuito de promover reflexões sobre a luta pela igualdade racial e por celebrar a cultura afro-brasileira. Para marcar a data na cidade, na noite da segunda-feira (20), a Câmara Municipal recebeu no Plenário o Movimento Hip Hop da Região dos Inconfidentes e o Grupo Cativeiro de capoeira. Ambos se apresentaram durante a reunião ordinária. 

“A data de hoje é de uma magnitude tremenda, para gente que sofreu e sofre o tempo todo. [...] Isso vem resgatar a autoestima, é saber que nossos ancestrais construíram esse Brasil. Então, esse dia é um dia para a gente refletir sobre o que aconteceu no passado, para fortalecermos o presente e sabermos para onde ir no futuro”, afirmou o cientista político e integrante do Movimento Hip Hop da Região dos Inconfidentes, Junio Ricardo Magalhães. 

O Movimento Hip Hop foi convidado a se apresentar na Câmara pelo vereador Igor Júnior que falou sobre a importância do Legislativo promover essa ação: “É a primeira vez que o Movimento Hip Hop, o Rap está tendo essa oportunidade de apresentar seu trabalho dentro dessa Câmara. [...] São anos e anos de lutas para chegarmos aonde nós estamos. Nós temos que lutar pela convivência de novas oportunidades para uma vida melhor, com respeito a todos e ao nosso planeta”. 

Com mais de 35 anos de história em Itabirito, os integrantes do Grupo Cativeiro de Capoeira levaram essa expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música para a sede do legislativo municipal. O mestre do grupo, Gilmar Alfenas, destacou a necessidade da Câmara desenvolver projetos de lei que impactam diretamente a vida da população negra do município. “Tem que ser valorizada a cultura nossa, que é a cultura genuinamente brasileira. [...] Nós estamos aí fazendo nossa parte com a cultura que é a capoeira”, completou Gilmar, que também é ex-vereador de Itabirito. 

Deboráh Victoria de Jesus, que também é integrante do Movimento Hip Hop, ressaltou que é imprescindível que as mulheres negras tenham seu espaço reconhecido dentro dos movimentos e na sociedade. “Representatividade. É igualdade. A gente tá ali também no meio, isso é importante, fazer parte da família. E a gente ser ouvida, fazer parte”, explicou a jovem. 

O presidente da Câmara Municipal de Itabirito, Arnaldo dos Santos, falou sobre a relevância de todos os anos o Legislativo Municipal celebrar o Dia da Consciência Negra. “Que fique registrado nos anais desta casa a presença e a participação do pessoal do hip hop e da capoeira. [...] Com essa cerimônia simples, nós conseguimos externar o nosso respeito e chamar a todos para uma reflexão nesse importante dia registrado em nosso país”, afirmou Arnaldo.

Jornal O Liberal 

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário