O professor Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), e membro titular da ABC (Academia Brasileira de Ciencia) recebeu, na última terça-feira (31), o título de “Professor Honoris causa”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A cerimônia de entrega pode ser acompanhada aqui.
A EMBRAPII, instituição em que Guimarães está à frente, apoia o desenvolvimento de PD&I da indústria nacional, envolvendo o setor acadêmico qualificado para atender às demandas de pesquisa aplicada das empresas. Mais de 1.300 projetos, que somam R$1,7 milhão em investimentos, já foram apoiados pela instituição.
“A EMBRAPII tem um modelo único que atua com agilidade, flexibilidade e burocracia praticamente zero. A atuação da EMBRAPII tem incentivado a interação entre a Academia e os setores empresarias e ajudado a superar os desafios neste processo. Receber este prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de uma trajetória profissional e, especialmente um retorno positivo à atuação da EMBRAPII”, destaca Guimarães.
Há 41 Unidades EMBRAPII em Universidades Públicas e Privadas e Institutos Federais. Elas têm grupos e unidades de pesquisa já estabelecidos e plenamente capacitados em recursos humanos e equipamentos, que atuam num mesmo foco tecnológico e que demonstram ter passado de desenvolvimento de projetos com o segmento empresarial.
O título de Professor Honoris causa é uma honraria acadêmica concedida a professor ou cientista ilustre, não pertencente ao quadro de servidores da UFLA, seja do corpo docente ou técnico-administrativo em educação, mesmo aposentado, que a ela tenha prestado relevantes serviços e, ou, em reconhecimento a contribuições relevantes para a educação.
Perfil
Jorge Almeida Guimarães possui extensa experiência na área de inovação, tem Doutorado em Bioquímica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e Pós-Doutorado no National Institutes of Health, EUA. Atuou como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, UNICAMP, UFF e UFRJ. É professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Titular da Academia Brasileira de Ciências e Pesquisador Sênior do CNPq. Entre 2004 e 2015, foi Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Nenhum comentário:
Postar um comentário