http://www.jornaloliberal.net
03 de novembro de 2021
O dia 20 de novembro é conhecido como “Dia Nacional da Consciência Negra”. A data relembra a luta de Zumbi dos Palmares pela libertação do povo negro e faz alusão ao empoderamento dessa população, que, historicamente, resiste às diversas opressões raciais provocadas pelo racismo estrutural. Zumbi foi o último líder do quilombo dos Palmares, chegou a comandar o maior reduto de resistência à escravidão do período colonial e foi assassinado em 20 de novembro de 1695.
Desde 2011, a data da morte do líder quilombola passou a ser celebrada como “Dia da Consciência Negra” e durante todo o mês, as diversas vertentes do movimento negro e dos setores sociais promovem atividades pautando questões raciais. A Prefeitura Municipal de Ouro Preto (PMOP) divulgou a sua programação, que vai do dia 03 a 27. De acordo com a PMOP, as atividades são para todas as idades e “as ações, além de valorizar as culturas de matrizes africanas, apontam caminhos para o antirracismo”.
Na programação, destaca-se a eleição para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que ocorre no dia 18 de novembro, para o mandato de 2021 a 2023. Podem participar entidades que atuam na área da promoção da igualdade racial. A eleição será online, às 14h30 e as inscrições podem ser feitas até o dia 08 pelo e-mail: casadosconselhos@ouropreto.mg.gov.br
Ainda, “serão realizadas, na Casa de Cultura Negra, rodas de conversas, oficinas de canto e confecção de tambores, e a Secretaria de Educação transmitirá no youtube, no canal ‘Casa do Professor’, a live ‘Educação como prática de igualdade racial na escola’ com a participação do professor doutor Clézio Roberto Gonçalves, pós-doutor em Linguística, professor da Ufop e vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro- brasileiros e indígenas (Neabi-Ufop)”.
Para conferir a programação completa basta acessar o site da PMOP.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário