segunda-feira, 15 de agosto de 2022

 

Banner de abertura do informativo. Em um fundo azul lê-se a logomarca do CNJ e o texto "Conselho Nacional de Justiça".

15/08/2022

Plenário do CNJ nesta terça (16/8) tem despedida da corregedora e lançamento de sistema

Foto mostra visão geral do Plenário durante a sessão.
353ª Sessão Ordinário do CNJ. Foto: Rômulo Serpa/CNJ

A sessão plenária que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza nesta terça-feira (16/8) será a última com a corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, à frente do órgão. Após dois anos de mandato, a ministra se despede do Conselho para assumir a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em posse agendada para o próximo dia 25 de agosto. O próximo corregedor nacional de Justiça será o ministro do STJ, Luis Felipe Salomão, que assumirá o cargo na 355ª Sessão Ordinária, marcada para 30 de agosto.

 

Durante a sessão, será realizado o lançamento do Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper). Desenvolvida no Programa Justiça 4.0, a solução identifica em segundos os vínculos patrimoniais, societários e financeiros entre pessoas físicas e jurídicas, o que vai agilizar e centralizar a busca de ativos e patrimônios em diversas bases de dados


Processos disciplinares

 

De acordo com a lista de processos pautados, a 354ª Sessão Ordinária será marcada pelos julgamentos disciplinares. Sob a relatoria da ministra Maria Thereza, estão 13 dos 24 processos que fazem parte da pauta – a Revisão Disciplinar é o tipo de processo administrativo mais presente. Nesses processos, a Corregedoria Nacional de Justiça apura a conduta de magistrados e magistradas acusadas de possíveis infrações disciplinares.


A sessão também tem processos que tratam do provimento de vagas de desembargador pelo quinto constitucional no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), além do caso do candidato a juiz que foi acusado de não se adequar na avaliação fenotípica do concurso para ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

 

A 354ª Sessão Ordinária será no Plenário da sede do CNJ, em Brasília, a partir das 14h, transmitida ao vivo no canal do Conselho no YouTube.


Cooperação


Durante a sessão, o CNJ ainda assina três acordos de cooperação: dois com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e um com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

O Conselho vai disponibilizar a ferramenta Balcão Virtual – que permite a realização de videoconferência, ou seja, de atendimento remoto – para uso na instituição de ensino fluminense e também a instalação e manutenção de um Ponto de Inclusão Digital na Faculdade de Direito. Ambas as iniciativas já são desenvolvidas pelo Poder Judiciário brasileiro. Na mesma linha, o termo com o MPT prevê o planejamento e a realização de ações para disponibilizar ferramenta de videoconferência e também, a instalação de Pontos de Inclusão Digital.


Serviço


354ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Quando: terça-feira (16/8), às 14h

Onde: Plenário do CNJ – SAF SUL quadra 2 lotes 5/6 – Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube

  

Agência CNJ de Notícias 


Nenhum comentário:

Postar um comentário