http://www.jornaloliberal.net
Itabirito
20 de fevereiro de 2023
Lucas Porfírio
Itabirito, região central de Minas Gerais, ganhou mais um presente no ano de seu centenário. O escritor Ivacy Simões, neste domingo (19/02), lançou o livro “Itabirito: Um Século de Encanto”. A obra conta a história da cidade e de seu povo, das famílias itabiritenses, desde 1534 até o ano de 2023.
Trata-se do terceiro livro publicado por Ivacy sobre Itabirito e suas tradições, além de pessoas que viveram e contribuíram para o desenvolvimento do município. “Ele começa a contar a história da cidade desde 1534, quando houveram as Capitanias Hereditárias. Itabirito estava lá na capitania do Espírito Santo, já tinha o pico de Itabirito demarcado, onde ela iria surgir. O livro é um presente para a cidade, contando, de forma cronológica, os principais fatos e acontecimentos até os dias atuais”, explica o autor.
O escritor foi por muitos anos professor de história, o que contribuiu para a escrita do livro. “Itabirito tem uma história muito bonita. Em 1709, já havia moradores aqui. O ouro foi muito importante porque as pessoas vinham por meio dele. Depois das entradas e bandeiras, vieram e fizeram residência. Foram povoando o local que mais tarde deu origem a Itabirito. É um livro que vai ficar como registro histórico”, destacou Ivacy.
A obra reúne mais de 840 fotografias, possibilitando que as pessoas comparem a Itabirito de antigamente com a atual. “As pessoas e o tempo passam, mas o livro fica eternamente gravado. As pessoas vão ter daqui a 40, 50, 100 anos, onde pesquisar e comparar a época que elas estão vivendo e comparar com o que já foi. Esse é o nosso objetivo”, disse o autor.
O livro está sendo comercializado durante os dias de carnaval. Ao todo, a primeira edição possui 3 mil volumes e será vendida até esgotar. Além de pessoas vendendo os exemplares nas ruas, existem alguns pontos onde o livro pode ser adquirido: Panificadora da Dona Iolanda, Pomar da Serra, Nutrito Agropecuária; e papelarias.
“O aniversário de 100 anos de Itabirito vai ser no dia 07 de setembro. Lançamos agora em fevereiro para saber se o livro vai ter a aceitação que esperamos que tenha. Caso isso aconteça, iremos preparar uma segunda edição. Vamos buscar as firmas maiores de Itabirito e ver se conseguimos realizar essa segunda edição e, quem sabe, com a distribuição gratuita não só para as escolas mas para o público geral da cidade. Vamos estudar isso com muito carinho”, finalizou Ivacy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário