http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
27 de fev de 2023
São Cristóvão e União Recreativa do Santa Cruz conquistaram o segundo e terceiro lugar
Por Karina Peres
A Escola de Samba Unidos do Padre Faria foi consagrada a grande campeã do Carnaval 2023 de Ouro Preto. Com o tema “Fake News: deu notícia no meu samba” a agremiação encantou o público e também os jurados, que deram nota 10 em quase todos os quesitos. A apuração dos votos aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), na Casa de Gonzaga.
O momento do anúncio da escola campeã foi marcado por muita emoção, em meio a lágrimas, a vice-presidente da Unidos do Padre Faria, conhecida como Toninha, agradeceu a todos que trabalharam para concretizar o desfile, ela ressaltou a participação da comunidade. “É ela que nos ajuda a nos mantermos de pé, uma escola de samba sem a participação da comunidade não é nada. Agradeço muito a todos, nós fizemos um bom trabalho”, disse a vice-presidente. A emoção também foi compartilhada pelo presidente da Unidos do Padre Faria, Alessandro Alves. “É muito difícil explicar o que estou sentindo aqui hoje, fazer esse desfile foi muito penoso para nós, mas conseguimos e somos bicampeões”, declarou o presidente.
O tema e o samba enredo da escola foram pensados pelo mestre da bateria Fagner Adriano da Conceição. Apelidada carinhosamente de “Furiosa”, ele ressaltou a importância da bateria na conquista do título. “A gente já saiu da Praça Tiradentes muito feliz, recebemos muitos elogios, realmente nossa bateria fez a diferença. O nosso trabalho é muito árduo, tem gente que vira noite no barracão, mas esse momento aqui faz tudo valer a pena”, afirmou. O momento também foi de emoção e felicidade para a comunidade do Padre Faria, que fazendo festa, aguardou na porta da Casa de Gonzaga para poder segurar o troféu e levá-lo ao bairro. Alessandra de Paula Custódio foi uma das que participou da comemoração. “A nossa escola é maravilhosa, eu amo muito ela, é muito bom participar disso, agora a festa na nossa comunidade vai durar a noite inteira, esse é o momento de a gente curtir e festejar o título”, disse.
Algumas escolas não concordaram com o resultado
Apesar de ser um momento de festa para a Unidos do Padre Faria, algumas escolas de samba não concordaram com o resultado. A Acadêmicos de São Cristóvão foi uma delas. Em suas redes sociais, a escola divulgou uma nota de repúdio afirmando que o resultado foi manipulado. “Ressaltamos que foram cerca de R$ 400 mil jogados fora, já que não existiu uma disputa justa e correta. Já que tivemos jurados desqualificados sem nenhum preparo técnico para uma disputa de nível do Carnaval de Ouro Preto”, disse um trecho da nota.
Outra escola que também não concordou com o resultado foi a Aliança da Piedade, durante a apuração, o presidente da agremiação, Wagner Batista, ao saber que um jurado tinha dado notas muito baixas para a escola, se revoltou e derrubou uma jarra de água e algumas frutas no chão. Além disso, ele também quebrou o vidro de uma janela. A polícia precisou ser chamada e foi registrado um boletim de ocorrência.
Antes da apuração dos votos começar, a secretária de cultura de Ouro Preto, Margareth Monteiro, explicou que além das qualidades técnicas para poder julgar, os jurados foram escolhidos seguindo alguns critérios para garantir a imparcialidade dos votos. Por exemplo, não ter contato com as comunidades e ter chegado na cidade após a pandemia. Os envelopes com os votos vieram lacrados e tudo foi conferido pelos fiscais e presidentes das escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário