http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
07 de fevereiro de 2023Lucas Porfírio
Na última sexta-feira (03/02), o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, foi eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). A assembleia-geral aconteceu em Belo Horizonte e elegeu a nova diretoria da entidade para o biênio 2023-2024. O vice-presidente é o prefeito de Paracatu, Igor Santos, e Lucas Coelho, prefeito de Caeté, é o novo primeiro vice-presidente.
Fundada em 2003, a ACHMG reúne 30 municípios, dentre eles quatro são considerados patrimônios culturais mundiais, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). São eles: Ouro Preto; Diamantina; o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; e o Conjunto Moderno Pampulha, em Belo Horizonte.
Oswaldo substitui o ex-presidente da ACHMG, Wirley Reis, prefeito de Itapecerica. Para o novo presidente, um dos desafios é a preservação do patrimônio mineiro. “Então, temos de liderar ações, unir esforços, buscar parcerias, conquistando apoios em ações dinâmicas que garantam a preservação e manutenção de todo o bem tombado que pertence ao povo brasileiro”, explicou Angelo Oswaldo.
Angelo Oswaldo de Araujo Santos
Membro fundador da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e ex-presidente da instituição, Angelo Oswaldo é jornalista, escritor, curador de arte, advogado e gestor público. Ele está em seu quarto mandato como prefeito de Ouro Preto (2021-2024). Foi secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, no governo Itamar Franco (1999-2002) e no governo Fernando Pimentel (2015-2018). Ainda, exerceu, interinamente, o cargo de ministro da Cultura do Brasil, durante o governo de Dilma Rousseff, e dirigiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
A ACHMG
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos. No ano de 2005, foi reconhecida como de utilidade pública pelo Estado de Minas Gerais.
Dentre suas principais ações, a ACHMG auxilia e orienta os municípios nos projetos de preservação, manutenção e divulgação do acervo cultural, arquitetônico, histórico, paisagístico e natural de Minas Gerais.
Fazem parte da instituição os municípios: Brumadinho – Baependi - Barão de Cocais - Bom Jesus do Amparo - Conceição do Mato Dentro – Caeté - Catas Altas – Cataguases – Congonhas – Campanha – Diamantina – Itabira – Itabirito – Itapecerica – Januária - Lagoa Santa – Mariana - Nova Era - Ouro Preto - Ouro Branco – Paracatu – Pitangui – Prados - Santa Bárbara – Serro - São João del-Rei - São Thomé das Letras – Sabará - Santa Luzia – Tiradentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário