Edição do dia 04/12/2015
04/12/2015 20h53 - Atualizado em 04/12/2015 21h36
Documento do DNPM foi obtido com exclusividade pelo Jornal Nacional.
Rejeitos produzidos pela Vale eram levados até Fundão por meio de tubos.
Rejeitos produzidos pela Vale eram levados até Fundão por meio de tubos.
Os técnicos do DNPM vistoriaram a barragem de Fundão, que se rompeu no início do mês, e a mina da vale, que fica ao lado. O documento mostra que os rejeitos produzidos pela Vale eram levados até Fundão por meio de tubos.
Pelo laudo, é possível afirmar que a quantidade de rejeitos de mineração que a Vale lançava era muito maior do que os 5% que a companhia anunciou.
De acordo com o documento, no ano passado, o total de rejeitos líquidos jogados na barragem de Fundão passou de 18 milhões de metros cúbicos. A Vale foi responsável por 28% desse total.
“A Vale contribuiu com quase 30% do rejeito depositado na barragem de Fundão. Diante desse volume declarado da deposição de rejeitos, mais uma vez se confirma a orientação seguida pelo Ministério Público Federal de que, no contexto de responsabilização, nós tratamos a Vale, a BHP e a Samarco dentro do mesmo grupo de responsáveis", afirma Jorge Munhós, procurador da República.
A Vale não quis comentar a investigação do Ministério Público Federal. A empresa já afirmou que, por contrato, a Samarco era a responsável pela gestão, pelo controle e pela operação da barragem de Fundão.
globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário