Documento reforça conexões da companhia com todos os seus públicos e estabelece compromissos em temas como equidade de gênero e contratação local de fornecedores
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – apresenta, nesta segunda-feira (2), seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. O documento, aprovado pela Diretoria Executiva da companhia, compreende o período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, mas demonstra também as realizações alcançadas ao longo de uma década de história da VLI, completada em dezembro do ano passado. O relatório destaca os temas mais relevantes para os negócios da VLI, priorizados pela sua cadeia de relacionamentos. O conteúdo completo do documento pode ser conhecido em vli-logistica.com.br/relatorio-anual.
A publicação traz o modelo de governança corporativa da companhia, a forma de gestão de pessoas, o relacionamento com clientes, a conexão com fornecedores e comunidades, destacando a inovação, além dos indicadores socioambientais e de segurança nas operações. Ela também detalha os números do desempenho econômico-financeiro da VLI e se refere a todos os ativos da empresa.
“O Relatório de Sustentabilidade demonstra a relevância deste tema para a liderança e para a estratégia da VLI, reforçando nosso compromisso com uma atuação ética e transparente com a sociedade. As questões de sustentabilidade, que fazem parte do DNA da VLI, passaram a integrar formalmente a agenda estratégica da empresa e farão parte, cada vez mais, do dia a dia de todos os nossos empregados. Sempre nos preocupamos com o legado que queremos deixar e o momento é de consolidação e avanço em nosso propósito de transformar a logística do Brasil, em consonâncias com os princípios de ESG”, afirma a diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI, Rute Melo Araújo. Uma prova disso é a implantação do Comitê de Estratégia e ESG, composto por toda Diretoria Executiva, com o propósito de periodicamente discutir e deliberar sobre questões sociais, ambientais e de governança relevantes para toda a cadeia da empresa.
Compromissos
Compromissos importantes também foram assumidos, a exemplo do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, que reforça a ética como um valor inegociável para a VLI; e o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, da Childhood, que revela o compromisso com a promoção dos direitos humanos.
A empresa também participa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual se compromete com os 10 princípios da ONU e com os objetivos do desenvolvimento sustentável. No relatório a VLI também apresenta algumas das ambições que comporão o seu Plano Diretor ESG que compreende o período de 2021 a 2025. Dentre elas, está o compromisso de contar com a presença feminina em 30% dos cargos de alta liderança; alcançar e manter índice de 60% de contratação de fornecedores locais.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
daniela galvão | public relations
máquinacw | grupo bcw brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário