domingo, 12 de junho de 2016

Com gol de mão, Brasil perde para o Peru, dá vexame e é eliminado

A seleção brasileira voltou a dar vexame em uma competição internacional. Não bastasse o 7 a 1 da Alemanha, a equipe agora foi eliminada na primeira fase da Copa América ao ser derrotada pelo Peru por 1 a 0, na noite deste domingo, em Foxborough, no Gillette Stadium, nos Estados Unidos. A seleção brasileira precisava apenas de um empate para avançar às quartas de final da Copa América e encarar a Colômbia, segunda colocada da chave A. Porém, o inacreditável aconteceu. 
O gol peruano, marcado por Ruidíaz aos 29 min do 2ºT, veio em um lance muito, mais muito polêmico. O jogador escorou o cruzamento de mão. Foram mais de quatro minutos de indecisão até que o  árbitro Andrés Cunha e o assistente Nicolas Taran validaram o gol.  E olha que o Peru já havia tido um pênalti, não marcado, no primeiro tempo, quando Renato Augusto derrubou Flores. 
Mais uma facada na história da seleção brasileira, que oscilou no confronto, voltou a apresentar dificuldades e não conseguiu mostrar nenhuma evolução, mesmo com Dunga escalando uma seleção com Gabriel Barbosa e Lucas Lima, duas estrelas do Santos. 

O resultado é ainda mais significativo pela fragilidade do grupo, o B, com Peru, Equador e Haiti, um dos mais fracos da competição, e deve significar o fim da segunda era Dunga na seleção brasileira.
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, já havia avisado aliados que usaria a competição para analisar o trabalho do técnico, que não agradava. O Brasil caiu nas quartas de final da Copa América 2015 e está apenas em sexto nas eliminatórias para a Copa-2018, o que o deixaria fora do Mundial.
A decisão deve ser tomada por Del Nero nos próximos dias -seria necessário definir como ficará a questão da seleção olímpica, também sob comando de Dunga neste momento, e que tem convocação dia 29 de junho para a Rio-2016. Tite é o preferido de parte da cúpula da entidade.
NO INÍCIO
Dunga fez uma mudança ousada para iniciar a partida, escalando a seleção brasileira sem um primeiro volante característico.
Para a vaga de Casemiro, suspenso por dois cartões amarelos, Lucas Lima, meia armador, foi o escolhido e mudou totalmente o esquema da seleção.
Com o santista, Renato Augusto, também meia, foi para primeiro volante, com Elias o auxiliando na marcação. Lucas Lima, mais centralizado, deveria ser o distribuidor para o trio ofensivo.
No ataque, a novidade foi Gabriel como centroavante, no lugar de Jonas. Willian, pela direita, e Philippe Coutinho, jogavam abertos, como sempre.
O Brasil teve a posse de bola, finalizou ao menos três vezes com perigo na primeira etapa, mas um problema aparecia: a distância entre os quatro homens da frente. Lucas Lima, cerebral no Santos, neste domingo, não rendeu.
A ponto de no segundo tempo Renato Augusto se adiantar, com Elias mais recuado, para ajudar na armação com passes mais longos. Foram ao menos dois, com precisão, mas sem boa conclusão de Willian e Lucas Lima.
O gol peruano saiu em um contra-ataque, fragilidade do time na competição. Elias, no finalzinho, ainda perdeu gol feito, na cara do goleiro rival.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário