terça-feira, 3 de agosto de 2021

Novos gibis do Mauricio de Sousa explicam os 17 ODS para crianças e jovens

 



Projeto Impacta ODS aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de maneira lúdica e divertida

 

A Organização humanitária Aldeias Infantis SOS no Brasil, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, quer disseminar a temática para 16 milhões de pessoas até 2030

 

 

São Paulo, 03 de agosto de 2021 – Os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), são um compromisso global assumido pelos países-membros das Organizações das Nações Unidas (ONU), organizações da sociedade civil e empresas com o desenvolvimento sustentável do planeta. Lançada em 2015, a Agenda 2030, como é conhecido este compromisso global, contempla um conjunto de metas a serem alcançadas até o ano de 2030. Em 2021, entramos na última década até o prazo estabelecido e ações para seu alcance tornam-se urgentes.

 

Neste contexto, a disseminação da temática tem papel fundamental, principalmente entre o público infanto-juvenil. Com isso em mente, a Aldeias Infantis SOS em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, criou o Impacta ODS, um projeto de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de gibis da Turma da Mônica e formação à distância de agentes multiplicadores.


O projeto conta 17 gibis, um para cada ODS, em formato impresso e digital, além de uma plataforma EAD com formações interativas para agentes multiplicadores como professores, educadores e público adulto. A meta é alcançar 16 milhões de pessoas até 2030. Para Mauricio de Sousa, cartunista criador da Turma da Mônica e fundador do Instituto Mauricio de Sousa, disseminar o conhecimento do Desenvolvimento Sustentável é de extrema importância e deve ser um propósito único. “Todos nós temos a missão de tornar o planeta um lugar mais inclusiva, saudável e justo”.


O Impacta ODS é financiado por empresas que acreditam que a disseminação da agenda 2030 é o melhor caminho para o alcance das metas. Além disso, ao apoiar um projeto da Aldeias Infantis SOS, empresas também contribuem para a ação direta da organização, que impacta os ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

 

Conhecendo os ODS

Entre os dias 9 e 13 de agosto, a Aldeias Infantis SOS no Brasil irá participar do Festival Conhecendo os ODS. Com programação online, o evento tem como foco trazer a prática dos ODS nas Empresas, nos Governos, nas Escolas e nas Universidades por meio de webinars, oficinas, workshops educativos, trocas de experiências, visitas guiadas, desafios de gamificação e mostra audiovisual. A Aldeias Infantis SOS irá apresentar a iniciativa Impacta ODS e discutir possibilidades de colaboração com outros atores.


Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS atua junto a meninos, meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência, com cuidado, proteção e carinho. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 54 anos e mantém mais de 70 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha. 

Para saber mais: www.aldeiasinfantis.org.br 


Tide Social - Assessoria de Imprensa do Aldeias Infantis SOS Brasil

Camila Guimarães camila@tidesocial.com.br 

Mariela Rodrigues | mariela@tidesocial.com.br 

Beatriz Mazzei | beatriz@tidesocial.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário