O dia 10 de agosto é marcado pela celebração do Dia Mundial da Superdotação. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui essa característica. Baseado nisso, a neuropsicóloga Dra Roselene Espírito Santo Wagner junto com o PhD Neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela mencionaram as três características fundamentais da superdotação.
Conforme ela, a neurodiversidade aponta que a superdotação é o conceito usado para classificar pessoas que apresentam um alto nível de inteligência em uma ou mais áreas de interesse.
"Eu cito que estas três características são fundamentais para a detectar a superdotação: a capacidade acima da média (velocidade de processar informação e encontrar soluções), criatividade (curiosidade de buscar informações diferentes propondo soluções originais e inusitadas) e o comprometimento com a tarefa (engajamento e persistência para concluir o que começa)", mencionou.
Ainda conforme a especialista, que também é PhD em neurociência, crianças superdotadas possuem também alguns traços marcantes e que podem ajudar na identificação: rapidez na aprendizagem; facilidade para abstração, associações, análise e síntese, generalizações; leitura voraz e vocabulário avançado; flexibilidade de pensamento; produção criativa; capacidade de julgamento; habilidade para resolver problemas com soluções próprias; memória e compreensão incomuns das situações vividas; independência de pensamento; talentos específicos, como esportes, música, artes, dança, informática; muita curiosidade; senso crítico exacerbado; senso de humor desenvolvido; comportamento cooperativo; sensibilidade e empatia ao se comunicar; habilidade no trato com as pessoas; autoconsciência; liderança; interesse por assuntos novos e por várias atividades ao mesmo tempo; concentração prolongada em atividades de interesse; aborrecimento com a rotina; gosto por desafios e persistência e adaptabilidade perante dificuldades inesperadas.
"Crianças portadoras de superdotação e/ou altas habilidades, carregam o estigma de que nascem sabendo tudo, nunca erram, não precisam de estímulo, tempo, empenho. Isso não representa a realidade. Elas precisam sim de estímulo, investimento de tempo e deificação aos estudos. De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1994, 1999), a pessoa com altas habilidades (PAH) apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano como: inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal, Intrapessoal e naturalista", completou.
Dra Leninha, como é mais conhecida, também informou que outras características podem indicar alto potencial de que crianças possuam superdotação. "Capacidade inicial de ler, aprender e compreender as coisas rapidamente, ficar intensamente absorvido em tópicos de interesse, ao mesmo tempo em que fica alheio aos eventos ao redor, observação aguçada, curiosidade e tendência a fazer perguntas, desenvolvimento precoce de habilidades motoras (por exemplo, equilíbrio, coordenação e movimento), capacidade de pensar abstratamente, mostrando sinais de criatividade e inventividade, encontra alegria em descobrir novos interesses ou apreender novos conceitos, uso inicial de vocabulário avançado, retenção de variedade de informações, mostra independência, auto suficiência e responsabilidade na realização de tarefas e capacidade de visualizar situações de perspectivas variadas e explorar abordagens alternativas", disse.
Ainda conforme a especialista, a superdotação portanto é o potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse, habilidades gerais ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e também de criatividade. As crianças superdotadas e talentosas são aquelas que possuem ou são capazes de desenvolver estes conjuntos de traços e que os aplicam a qualquer área potencialmente valiosa do desempenho humano.
"Se você identificou essas características em seu filho(a), busque ajuda profissional adequada, pois através de Testes Psicológicos e Neuropsicológicos fidedignos, você poderá ter a confirmação e portanto encontrar a melhor maneira de ajudar seu filho com o melhor método de estudo e direcionamento multidisciplinar", alertou.
Sobre Dra Roselene Espírito Santo Wagner
Também conhecida como Dra. Leninha, Roselene Espírito Santo Wagner é PhD em Neurociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de testes psicométricos reconhecidos mundialmente.
Dra. Leninha tem participação em diversos programas de rádio e televisão, assim como periódicos e revistas nacionais e internacionais.
CEO Fabiano de Abreu
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário