Na mineração que trabalhei por vários anos, três décadas, vivenciei a introdução da qualidade total na empresa.
Foi um processo muito demorado, onde demandou muitos treinamentos aos colaboradores, mas que valeu a pena, porque o crescimento foi geral; da empresa e dos colaboradores.
Foi um processo muito demorado, onde demandou muitos treinamentos aos colaboradores, mas que valeu a pena, porque o crescimento foi geral; da empresa e dos colaboradores.
Para conseguirmos os certificados das ISOS, tivemos que passar por muitos treinamentos.
ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 14000.
Veja abaixo o lado técnico e o lado humano do controle:
A metodologia da qualidade total fundamenta-se no estabelecimento de um conceito de qualidade, que atualmente é mais amplo que há alguns anos atrás.
Qualidade não é somente um produto encaixar-se nas especificações estabelecidas pelo cliente.
Uma empresa só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas, este é seu objetivo principal.
Na qualidade a primeira prioridade da empresa são os consumidores.
É vital para a empresa que eles sintam satisfeitos por um longo período após a compra de um produto ou utilização do seu serviço.
Um segundo tipo de pessoas afetadas na empresa é o colaborador.
A empresa deve se esforçar para pagar-lhe bem, respeitando como ser humano e dando oportunidade de crescimento, dando-lhes treinamentos constantes.
Um terceiro tipo de pessoa afetada pela empresa é o acionista.
Numa sociedade de economia livre a empresa deve ser lucrativa de tal forma a poder pagar seus dividendos a seus acionistas, isso é muito importante.
Aos vizinhos da empresa devem ser respeitados através do controle ambiental, evitando-se que a empresa polua o meio ambiente.
Qualidade total são todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas, e a sobrevivência da empresa.
Na empresa a qualidade é uma filosofia de administração essencialmente participativa, onde seus pressupostos básicos são: Todos pensam, todos devem colaborar, todos podem.
O controle é exercido por todos os colaboradores da empresa, de forma harmônica e metódica.
Essa é a essência da qualidade total na empresa .
É o verdadeiro objetivo de qualquer organização humana: satisfação das necessidades de todas as pessoas.
Inovar promovendo o crescimento da empresa através do crescimento daqueles que formam, especialmente seus colaboradores que encontram na qualidade do trabalho uma fonte de alegria e muita satisfação.
Cristovão Martins Torres
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