terça-feira, 1 de agosto de 2017

Jornalista de O Tempo é selecionada para cobrir Assembleia da ONU

A jornalista Luiza Muzzi, repórter da editoria de política de O Tempo, não imaginava o que a esperava quando decidiu se inscrever para participar da seleção de profissionais de comunicação e mídia para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). "Fiquei surpresa e feliz", conta. O evento acontece em Nova York e o programa Reham al-Farra Memorial Journalism (RAF) Fellowship, pelo qual foi selecionada, acontece entre os dias 10 e 30 de setembro.
Interessada em temas como a defesa dos direitos humanos, a erradicação da pobreza, migração e empoderamento da mulher, a jornalista pretende também trazer os debates universais para mais perto da população local. "Acho que a ONU desenvolve um trabalho muito bacana que por vezes fica distante do dia a dia das pessoas. Quanto mais a gente puder aproximar isso, trazer para a nossa realidade local, mais chance de fortalecer o engajamento das pessoas nas mudanças que a gente tanto precisa", diz.
Para somar ao debate e à produção jornalística, Luiza conta que está se preparando para o evento assistindo vídeos, postagens e reportagens sobre o trabalho que a ONU desenvolve em todo o mundo. Ela acredita que a discussão pode estar mais próxima das pessoas a partir do momento em que se investe em um jornalismo de propostas.
"Temos que tentar, por meio das reportagens, não ficar apenas mostrando os problemas que temos que enfrentar, mas também mostrar as possibilidades, os caminhos e as saídas que podemos trilhar. Muitos países do mundo enfrentam dificuldades parecidas com as nossas, por que não aprender com as experiências que já deram certo lá fora? Claro que cada lugar tem sua especificidade, mas podemos ouvir e nos inspirar a partir da vivência do outro", explica.
Dentre mais de 750 inscrições, o programa selecionou, com base em rigorosos critérios, 15 jornalistas dentre alguns dos países em desenvolvimento que integram a ONU: Brasil, Argentina, Colômbia, México, República Dominicana, Nepal, Índia, Paquistão, Filipinas, Irã, Egito, Geórgia, Ucrânia, Gana e África do Sul. 

A Assembleia Geral da ONU é um espaço que reúne 193 países para as mais diversas discussões, ações e estratégias.]
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário