http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
02 de agosto de 2022
Paróquia realizou coletiva de imprensa para anunciar a cerimônia de Benção do Santuário
Por Lucas Porfírio
Datado do Século XVIII e construído por Manoel Francisco Lisboa, mestre do ofício de carpinteiro e pai de Antônio Francisco Lisboa, “O Aleijadinho”, o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizado em Ouro Preto, está fechado há 09 anos para restauração de seus bens estruturais e artísticos.
Na manhã desta segunda-feira (01/08), foi com muita felicidade que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição anunciou, em coletiva de imprensa, a cerimônia de Bênção do Santuário e, consequentemente, a reabertura do templo religioso.
Coletiva de imprensa. Da esquerda para direita: Mauro Francisco de Souza Silva, coordenador leigo da paróquia; Padre Edmar José da Silva, Pároco e Reitor do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito da Diocese de Oliveira e Diretor do Museu Aleijadinho; e Angelo Oswaldo, Prefeito de Ouro Preto.
As festividades acontecerão entre os dias 19 e 26 de agosto de 2022, com celebração solene. “Reabrir a igreja durante essas semanas para as cerimônias religiosas é um motivo de grande alegria, de grande júbilo para o povo de Ouro Preto. Queremos convidar a todos para participarem conosco da programação”, afirmou Padre Edmar José da Silva, pároco e reitor do Santuário.
A programação completa está disponível no site da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e pode ser acessada por meio do endereço eletrônico: paroquiaconceicaoop.com.br. Na ocasião, Pe. Edmar ressaltou três dias como sendo os mais importantes, pois, serão celebrações mais solenes. São os dias 19, 20 e 21 de agosto.
“No dia 19, faremos uma celebração eucaristica na Igreja São Francisco de Assis, às 19h. Logo após essa celebração, faremos o cortejo com o Santíssimo Sacramento em direção ao Santuário Matriz. [...] Na chegada, iremos realizar a Benção do Santíssimo. No dia 20, às 18h, teremos uma procissão saindo da São Francisco de Assis. [...] Às 18h30, estaremos em frente a Matriz, de portas fechadas, e vamos acolher a imagem de Nossa Senhora. Estará conosco o senhor Arcebispo de Mariana, Airton José dos Santos. Abriremos a igreja e celebraremos a missa solene e cantada. No dia 21, a programação será extensa. Todo domingo será festivo e a igreja ficará aberta o dia todo”, explicou o pároco.
O coordenador Leigo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Mauro Francisco de Souza Silva, contou que, junto a programação religiosa, haverá atrações culturais em torno do santuário. Dentre elas, recreação para as crianças, quermesse com comidas típicas e apresentações de artistas. “Nós estamos nos mobilizando para fazermos grandes cortejos, grandes procissões nos dias de bençãos do nosso santuário. Estamos mobilizando também a comunidade do Antônio Dias, de maneira que, usando a criatividade, possam decorar suas fachadas, as ruas nos dias 19 e 20. Estão sendo convidados grupos da nossa cidade, todas as pastorais, movimentos de ordens terceiras e irmandades. Pedimos às famílias que tragam os anjinhos, como é costume nas procissões”, completou.
Após as Cerimônias de Bênção do templo será necessário ainda um período para finalização dos trabalhos de restauração, o que não possibilitará a abertura definitiva do Santuário para visitas e celebrações. Por isso, as celebrações são oportunidades para os fiéis e toda a comunidade contemplarem toda a beleza, agora ampliada, do templo, conta Pe. Edmar.
Restauração das imagens sacras
As 23 imagens sacras dos altares não faziam parte do projeto de restauração coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Assim, Pe. Edmar criou a campanha “Apadrinhe uma Imagem” para a recuperação das esculturas policromadas e douradas.
Restaurador trabalha na recuperação de imagem policromada
De acordo com o pároco, “as imagens estavam muito deterioradas. [...] Eu fiquei preocupado, não teria sentido devolver o templo tão bonito com as imagens todas esfaceladas nos nichos dos altares. [...] Houve uma grande mobilização da sociedade ouro-pretana e de pessoas de fora. Rapidamente, a campanha que era para durar um ano, com sete meses conseguimos arrecadar os recursos necessários para a restauração das imagens”.
Importância turística e cultural do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição para Ouro Preto
A coletiva de imprensa contou com a presença do Bispo emérito da Diocese de Oliveira, diretor do Museu Aleijadinho e ex-pároco do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Dom Francisco Barroso Filho, que destacou a importância do Santuário também em seu aspecto artístico/cultural.
“É a igreja de maior riqueza de talhas. Não há outra em Ouro Preto (com a mesma quantidade de talha). Ela é a maior de todas também. Possui oito altares, nove com o altar mor, cada um com um estilo diferente, de uma riqueza enorme de artistas [...]. Cada altar é de uma riqueza de talha muito grande. Qual outra igreja de Ouro Preto tem a riqueza de talha dessa matriz? Antes da restauração não parecia tanto, mas agora todos poderão constatar isso”, pontuou Dom Barroso.
Detalhe da talha do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Com o fechamento da igreja, o bairro Antônio Dias, onde ela está localizada, foi atingido. Angelo Oswaldo de Araújo, prefeito de Ouro Preto afirmou que com a reabertura as atividades turísticas em torno do Santuário serão restabelecidas: “A Matriz de Antônio Dias é uma referência fundamental no território de Ouro Preto. [...] Ela tem uma talha esplendorosa, que é recuperada na sua integridade, com douramento espetacular. Tudo isso faz com que ela seja a grande referência que atrai muitos turistas. O bairro Antônio Dias tem uma grande rede ligada ao turismo [...]. A reabertura desse templo traz novamente ao bairro uma grande movimentação. Isso traz um impacto econômico altamente positivo para a cidade de Ouro Preto”.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário