quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Igreja da Pampulha recebe bichos de estimação para serem abençoados

A Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como “Igrejinha da Pampulha”, em Belo Horizonte, recebe visita hoje não apenas de turistas e fiéis, mas também por outros “protegidos” do santo padroeiro dos animais. No Dia de São Francisco, celebrado nesta quarta-feira (4), vários bichos de estimação são levados por seus donos para receber a benção e até para pagar promessas.
Os fiéis começaram a chegar por volta das 9h com seus animais de estimação. A benção foi até ao meio-dia. Quem não pode ir, pode levar os animais das 16h às 17h30.
Um terço e uma missa serão celebrados a partir das 19h30. O terço já é rezado no local há 40 anos. Depois da missa, os bichos serão abençoados, mas do lado de fora. Eles não podem entrar na igreja por ela ser tomada pelo patrimônio histórico e ter um acervo protegido.
A vendedora Nívea Andréa de Jesus, de 42 anos, foi a primeira a chegar para pedir a benção para a sua cadelinha Sindy, sem raça definida, de três anos. Emocionada, a vendedora contou que estava ali não epenas para abençoar a cachorrinha que ela chama de “filha”, mas também para pagar uma promessa.
“Eu vim aqui hoje para a Sindy receber a benção e a gente veio também para agradecer. Ela teve um probleminha de saúde, hérnia de disco, e ficou dois meses sem andar. E a gente fez uma promessa para São Francisco de Assis, que se ela voltasse a andar a gente viria aqui para agradecer. É a primeira vez que ela recebe a benção. Agora, a gente vem todos os anos”, disse a vendedora, com os olhos lacrimejados.
O padre Otávio Juliano, capelão da Igrejinha da Pampulha, explica que São Francisco é considerado o padroeiro dos animais e da ecologia, como um todo, porque, como missionário não tinha lugar fixo e se reconectou com a natureza por todos os países por onde andou, a partir de Assis, na Itália, onde nasceu, no ano de 1182. “Ele percebeu que toda criação de Deus é boa, numa época em que havia um certo pessimismo com relação às coisas criadas”, disse o padre.
O estudante Gabriel Martins Fonseca da Cruz, de 25, levou a sua beagle Luna, de 3 anos, para também ser abençoada. “A gente veio pedir ao santo proteção para ela, que ela tenha saúde e que São Francisco nos abençoe também com a presença dela todos os dias”, disse o estudante.

“Luna é muito companheira e faz muita falta quando a gente viaja. A gente chega e percebe a felicidade dela de estar com a gente. Ela é bem manhosa e brincalhona. Sempre chega com uma bolinha para a gente brincar com ela”, disse o estudante. Depois da benção, ele levou Luna em um clínica para tomar vacina. “Hoje, ela vai ter todas as proteções possíveis”, disse o estudante.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário