domingo, 8 de janeiro de 2017

Fiéis celebram os 250 anos de peregrinação à Serra da Piedade

Dona Cilá Teixeira, 62, nasceu em Juiz de Fora, mas há 50 anos vive em Brasília. A mineira, desde nova devota de Nossa Senhora, se emocionou ao ver a imagem, esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814), de Nossa Senhora da Piedade, considerada a padroeira de Minas, na ermida, do Santuário da Serra da Piedade, em Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte.
"Uma grande emoção! Vendo ela, carregando o filho, para mim que sou mãe, é muito lindo. Um sinal de muita força e luta, daquilo que é ser mãe!", exclama. Ela que, não se sente bem ao subir morros, enfrentou o medo e foi conhecer o santuário, que só conhecia pela televisão.
Assim como Dona Cilá, centenas de devotos lotaram o santuário de Nossa Senhora da Piedade, neste domingo (8), para uma programação com missas, apresentação de um grupo de Folia de Reis,  e uma visita aos quatro presépios montados no santuário, dando início às celebrações dos 250 anos de peregrinação à Serra da Piedade, comemorados em 2017.
A primeira missa foi celebrada pelo padre Carlos Antônio da Silva, pró-reitor do santuário, às 9h30, na Igreja Nova dos Romeiros. O sacerdote destacou a emoção e alegria de se celebrar este jubileu tão importante para a história do santuário. "Em meio a tantos desafios, paixões desordenadas que vivemos em nossos tempo.
Em 2017 a gente terá a alegria de comemorar os  250 anos de peregrinação da fé. Histórias de tantas mães, pais e famílias passaram por aqui, em suas dificuldades, deixando suas angústias mas encontrando  pelo equilíbrio da fé, que Nossa Senhora da Piedade representa. E mesmo recebendo seu filho morto nos braços segue firme com sua fé.", destaca. Com otimismo, o Padre destaca:”Estamos no caminho certo, de olhar para o que se passou nessa montanha e iluminarmos os nossos caminhos de fé, mesmo em tempos turbulentos”.
Os amigos Osmar Rodrigues, ​57, Raul Brant, 54, e Gesner Souza, 70 vieram de moto para participarem da primeira missa. Eles fazem parte do grupo de motociclistas, Amigos da Serra, e todo primeiro domingo do mês vão ao santuário. "Sou bem devoto de nossa Senhora da Piedade, meus filhos foram batizados aqui e sempre venho", conta Osmar.
Em silêncio, Dona Jô Martins, enquanto aguardava a celebração, deixou na urna de preces uma papel contendo um pedido à padroeira. Não quis revelar o que havia escrito naquele papel, mas, com uma voz emocionada, afirmou : "Minha santa sempre me concede todas graças que peço, sou muito grata a ela. Nossa Senhora da piedade permitiu que minha filha pudesse engravidar, e hoje tenho meu neto Samuel, o enviado de Deus.
Por toda extensão do santuário, os devotos fazem seus pedidos e agradecimentos à padroeira. E há menos de um ano, uma tradição de forma espontânea vem crescendo no santuário: o de amarrar fitinhas com preces à santa. Uma família de Caeté deixou seus pedidos amarrados nas grades do santuário tão importante para eles.
“Minha mãe foi cozinheira na casa dos romeiros por muitos anos,e ela sempre dizia que não queria sair de lá nunca, então quando morreu resolvemos jogar as cinzas dela na Serra”, conta Adriana Conceição, acompanhada dos dois filhos Pedro e Júlio e do marido Wandel.
E há quem acordou cedo para agradecer as vitórias. Gilbert Souza,36, devido a um problema na coluna, ficou afastado por 11 meses daquilo que mais gosta: pedalar. E foi pedalando, que ele e mais dois amigos saíram de Itabira e subiram a Serra da Piedade. "Como agora estou quase curado e podendo pedalar, resolvi vir para agradecer, e chamei dois amigos para virem comigo", conta. Um dos amigos, Wanderson Silva,37, ainda era um bebê quando recebeu uma graça vinda da santa.
Ele conta que sua mãe fez uma promessa para que ele  curasse de um problema grave de saúde. "Eu nasci com um problema de respiração. Então minha mãe colocou uma pedra do meu peso na bolsa e subiu toda Serra e depois disso fiquei curado", conta.
Programação
Segundo o Padre Carlos da Silva, o ano 2017 será marcado por uma ampla programação, na Serra da Piedade, reunindo espiritualidade, cultura, folclore, história e a “piedade popular”. Ele disse que o objetivo é envolver neste jubileu da peregrinação, cuja grande data será 30 de setembro, todos os bispos, padres e demais religiosos das dioceses e paróquias de Minas.
Entre as novidades estão a construção da Via do Peregrino, com 5,5 quilômetros de extensão, do sopé ao topo da serra, parceria da arquidiocese com o governo de Minas, e a implantação de um sistema de transporte, via locomotiva, para levar os visitantes até a ermida, sem causar impactos ao maciço com a circulação dos carros de passeio.
Folia de Reis
Como parte da programação, uma Folia de Reis se apresentou, logo após a missa marcada para às 11h. Juntamente à Folia foi realizada uma visita aos presépios montados  na ermida, Igreja Nova das Romarias, Cripta São José, lanchonete e outros pontos do santuário.
Na tradição cristã,a Folia de Reis  marca o aniversário da visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo.
A celebração ao dia de Santos Reis, realizada geralmente no dia 6 de janeiro, faz parte das tradições católicas de Minas Gerais.Recentemente, o Governo de Minas declarou a Folia como patrimônio, cultural imaterial de Minas Gerais.
Crescimento de visitas

Em 2010 o santuário recebeu 30 mil visitantes ao longo do ano. No ano passado, esse número cresceu para 500 mil peregrinos.Para Padre Carlos, este ano a expectativa é de que o número cresça.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário