sábado, 15 de julho de 2017

Aquecimento global dificulta decolagem de aviões

O TEMPO
TERRA EM TRANSE

Estudo mostra que ondas de calor reduzem densidade do ar, e as asas perdem sustentação

PUBLICADO EM 15/07/17 - 03h00



Nova York, EUA. O aumento das temperaturas devido ao aquecimento global pode causar problemas para a decolagem de aviões nas próximas décadas, alerta um estudo feito após o cancelamento de vários voos no Arizona, em meio a uma onda de calor.

Os cientistas advertem que, se as emissões de gases de efeito estufa não diminuírem, a carga das aeronaves e/ou seu combustível deverão ser reduzidos em até 4% em alguns aviões, nos dias mais quentes. Nas horas mais quentes do dia, de 10% a 30% dos aviões deverão remover um pouco de combustível, carga ou passageiros, ou esperar que a temperatura diminua para voar, segundo o estudo publicado na revista “Climatic Change”.

“As restrições de peso podem impor um custo nada trivial às companhias aéreas e ter um impacto nas operações aéreas pelo mundo”, disse Ethan Coffel, autor principal do estudo. Uma redução de 4% no peso pode implicar 12 ou 13 passageiros a menos em um voo de 160 pessoas operado.
Ao esquentar, o ar perde densidade, e as asas perdem sustentação. Dependendo do tipo de aeronave e do comprimento da pista, um avião cheio pode ser incapaz de decolar com segurança se a temperatura subir demais.

O estudo projeta que as temperaturas diárias máximas em aeroportos subirão de 4ºC a 8ºC até 2080.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário